Wall Street sem rumo após feriado. Chinesa Didi afunda 22%

As cotadas chinesas listadas em Nova Iorque estão a desvalorizar por causa de uma decisão dos reguladores na China. Já as cotadas do setor energético estão a beneficiar da subida do preço do petróleo.

Após um dia sem negociação bolsista nos EUA, por causa da celebração do Dia da Independência, Wall Street volta a negociar, mas sem um rumo definido.

Os investidores regressam de um fim de semana prolongado e o foco desvia-se para a China. As autoridades chinesas proibiram a distribuição da app da Didi, dias depois de a empresa se ter estreado na bolsa de Nova Iorque, levando à queda das ações.

O S&P 500 esteve a bater recordes sete dias seguidos até sexta-feira, o maior ciclo de máximos desde junho de 1997, de acordo com a Reuters, graças às gigantes tecnológicas (Microsoft, Apple, Amazon e Alphabet). Porém, no início desta sessão, está a cair 0,09%, para 4.348,54 pontos. O Dow Jones cede 0,28%, para 34.689,52 pontos, enquanto o Nasdaq avança 0,18%, para 14.665,17 pontos.

Face à decisão da China, os investidores estão a vender ações da Didi, que é uma versão chinesa de apps como Uber e Bolt. A queda é de de 22%, nesta que é a terceira sessão em que os títulos da Didi negoceiam na bolsa de Nova Iorque. Outras cotadas chinesas que também estão listadas em Nova Iorque, como a Alibaba, a Baidu e a JD.com, estão a ser igualmente penalizadas com quedas entre 1% e 3%.

Em sentido inverso, as cotadas do setor energético estão a valorizar, uma vez que o petróleo atingiu máximos de 2014 e 2018, no caso do WTI e do Brent, respetivamente. As ações de empresas como a Occidental Petroleum, a Chevron e a APA sobem cerca de 1% neste início de sessão.

Neste momento, os investidores aguardam por pistas das minutas da última reunião de política monetária da Reserva Federal norte-americana sobre a desaceleração do quantitative easing. O receio é que a subida da inflação e o sobreaquecimento da economia leve a uma retirada dos estímulos mais precoce do que o esperado anteriormente.

Além disso, há outro evento importante à porta: a época de resultados do segundo trimestre vai arrancar na próxima semana com os grandes bancos norte-americanos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street sem rumo após feriado. Chinesa Didi afunda 22%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião