18 países da UE vão crescer mais que Portugal em 2021, segundo a Comissão Europeia

A confirmarem-se as novas previsões da Comissão Europeia, Portugal terá o nono crescimento económico mais baixo da União Europeia em 2021. Há 18 países a crescer a um ritmo mais elevado.

As novas previsões da Comissão Europeia divulgadas esta quarta-feira mostram um cenário mais otimista para vários países e para o conjunto da União Europeia, mas não para Portugal. Por causa do aumento de casos no final de junho, o qual se mantém e obrigou à reintrodução de restrições, os técnicos de Bruxelas foram mais prudentes e mantiveram a previsão fixada nas previsões de maio.

Significa que as previsões de verão colocam Portugal como o novo país com um crescimento económico mais baixo da União Europeia em 2021 (+3,9%). Ou, noutra perspetiva, 18 países devem crescer mais do que Portugal este ano, recuperando mais rapidamente da crise pandémica. Porém, alguns — como é o caso de Espanha, Malta, França, Grécia ou Itália — tinham registado uma queda em 2020 superior à da economia portuguesa.

Também há países que caíram menos em 2020 do que Portugal e que vão crescer mais em 2021. É caso da Eslovénia, Eslováquia, Chipre, Estónia ou Bélgica. E há ainda o caso mais diferente do panorama geral: o da Irlanda, país em que o PIB cresceu em 2020 (em vez de cair) por causa dos fluxos das multinacionais. Em 2021, a economia irlandesa vai crescer ainda mais (+7,2%). Só o crescimento da Roménia (+7,4%) supera o da Irlanda.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

18 países da UE vão crescer mais que Portugal em 2021, segundo a Comissão Europeia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião