Governo quer 135 novos autocarros sem emissões em Portugal, lança aviso de 40 milhões
Diz o MAAC que os veículos de transportes públicos a comprar devem ser movidos exclusivamente a eletricidade (baterias) ou a hidrogénio (pilhas de combustível). As áreas metropolitanas estão excluídas
O ministério do Ambiente e da Ação Climática anunciou esta quarta-feira que o PO SEUR lançou um Aviso Concurso no valor de 40 milhões de euros para financiar a eficiência energética nos transportes públicos coletivos de passageiros ao nível municipal e intermunicipal. O aviso abrange todo o território de Portugal Continental mas exclui as áreas metropolitanas. As entidades poderão apresentar candidaturas entre 7 de julho e 30 de setembro de 2021.
Em comunicado, o MAAC sublinha que o financiamento se destina a investimentos que se espera possibilitem a aquisição de, pelo menos 135 novos autocarros “sem quaisquer emissões de CO2 e outros gases com efeito de estufa”.
Os veículos de transportes públicos a comprar devem ser movidos exclusivamente a eletricidade (baterias) ou a hidrogénio (pilhas de combustível). O financiamento destina-se também à instalação de postos de abastecimento de hidrogénio e de carregamento de energia elétrica para utilização dos novos autocarros.
“Este Aviso-Concurso diferencia territorialmente a ação pública, prevendo a aplicação de um coeficiente de majoração territorial a candidaturas que abranjam municípios dos subsistemas territoriais a estruturar identificados no Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território (PNPOT)”, frisa o mesmo comunicado.
O MAAC refere ainda que o lançamento deste Aviso Concurso “tem como objetivo promover a diminuição da emissão dos gases com efeito de estufa, a melhoria da qualidade do ar e a redução dos níveis de ruído associados ao setor dos transportes”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo quer 135 novos autocarros sem emissões em Portugal, lança aviso de 40 milhões
{{ noCommentsLabel }}