Tecnológicas estão otimistas. 75% vai aumentar contratações e salários ainda este ano

O clima é otimista. A maior das empresas do setor das tecnologias da informação em Portugal prevê um aumento das contratações, bem como dos salários, acompanhando um mercado cada vez mais competitivo.

Num ano ainda marcado pela pandemia da Covid-19, a maioria das tecnológicas em Portugal está otimista no que toca à contratação de talento. Quase três quartos (74%) preveem aumentar o número de contratações ainda este ano. E os salários também deverão “engordar”.

“Se 2020 foi uma autêntica de montanha-russa, 2021 é um circuito de karting, com praticamente todas as empresas a aumentarem as suas intenções de recrutamento este ano. O aumento da procura de talentos, particularmente numa época em que é mais estável, exigirá que as empresas se abram ao talento internacional, invistam na sua employee value proposition e explorem o canal de recrutamento certo”, lê-se no “Tech Hiring Trends Report 2021”, o primeiro estudo lançado pela Landing.jobs com foco no mercado de recrutamento das tecnologias da informação em Portugal.

Os resultados do inquérito vão ser apresentados esta quinta-feira, 15 de julho, pelas 14h00, numa sessão online onde serão ainda reveladas as empresas da comunidade Landing.Jobs que se destacam em diferentes categorias, pelos seus contínuos esforços de recrutamento em garantir a melhor experiência possível para os candidatos.

Realizado entre 1 de fevereiro e 10 de março junto a 165 recrutadores da área de tecnologia, o “Tech Hiring Trends Report 2021” revela intenções de recrutamento otimistas para o resto do ano: 15,76% das empresas inquiridas admitem esperar aumentar “muito” as equipas, em mais de 25%. Já 58,18% das organizações dizem que pretendem aumentar o número de colaboradores entre 5% a 25%. Por outro lado, quase 16% das empresas dizem que irão manter as equipas tal como estão.

Com muito menos expressão estão a empresas que esperam uma redução no número de contratações. Por volta de 6% das tecnológicas dizem reduzir entre 5% a 25% e apenas 0,61% prevê diminuir as contratações em mais de 25%. Há também quem não espere contratar, de todo, novos talentos em 2021, embora sejam poucas as empresas nessa situação (3,64%).

Back-end, Full-stack e Front-end Developers são os profissionais que estão no topo das necessidades de contratação para 2021, seguindo-se os DevOps/SysAdmin, QA e Data Engineers.

Concorrência “feroz” faz aumentar salários

Este ano é, não só de aumento de contratações, mas também de aumento de salários no mundo tech. Mais de 75% das empresas esperam aumentar os seus salários em 2021, acompanhando as empresas rivais e tentando ganhar a “luta” pelos melhores de talentos, que cada vez é mais competitiva.

Com a chegada da pandemia, 60% das empresas acreditam mesmo que “recrutar talento tech se tornou mais difícil”. “Parece que a concorrência está a tornar-se mais feroz e a tornar-se um jogo de números, com mais de 40% das empresas a esperarem aumentar os salários em, pelo menos, 5%”, pode ler-se.

Mais de 30% das organizações do setor tecnológico avançam um aumento salarial até 5% ainda este ano, enquanto 34% esperam fazer crescer os rendimentos entre 5% a 10%. Quase 11% vai ainda mais longe, dizendo que os aumentos salariais serão superiores a 10%.

Portugal atrativo q.b. para recrutar talento internacional

Nove em cada dez empresas consideram que Portugal é um mercado atrativo para profissionais tech internacionais, mas quando questionados sobre como o País pode ser mais atrativo, as empresas destacam a questão salarial – remunerações mais baixas quando comparado com o resto da Europa – juntamente com o tema fiscal e políticas de investimento como aspetos que podiam ser trabalhados. A cultura das organizações é igualmente vista como demasiado hierárquica e complexa.

Contratar em Portugal tem ainda o desafio para cerca de 70% das empresas de encontrar candidatos com experiência para a função, o que, por seu turno, gera mais concorrência entre as organizações para garantir o melhor talento, levando a uma subida do valor dos salários face ao orçamento disponível.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tecnológicas estão otimistas. 75% vai aumentar contratações e salários ainda este ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião