Microsoft Portugal reforça parceria com CCISP para aumentar competências digitais

A aliança estratégica entre estas instituições tem como objetivo o desenvolvimento das competências digitais de 70 mil alunos até 2023.

A Microsoft Portugal vai reforçar a parceria estratégica com o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) para o desenvolvimento de competências digitais de 70 mil alunos, aos que se juntam os respetivos professores e profissionais de IT, até 2023. A parceria servirá, ainda, para a adoção de novas metodologias de trabalho e para a colaboração e produtividade das instituições de ensino superior politécnico.

“O reforço desta parceria com o CCISP tem por base a ambição conjunta de desenvolvimento e reforço de uma cultura digital e da preparação da transformação para as novas formas de trabalhar. Mais concretamente procura-se desenvolver os mecanismos que permitam a aquisição e capacitação de novas competências dos alunos do ensino superior politécnico. Com esta iniciativa acreditamos contribuir para uma sociedade docente mais bem preparada para os desafios do ensino do futuro, bem como para uma sociedade estudantil mais capacitada para os desafios do mercado de trabalho”, refere Eduardo Antunes, diretor executivo do setor público da Microsoft Portugal, num comunicado publicado no site da tecnológica.

Com o objetivo de disponibilizar aos alunos uma experiência motivadora para a aquisição do conhecimento, mas simultaneamente impulsionadora de novas formas de aprender, as Academias Microsoft disponibilizam conteúdos e recursos prontos a usar no contexto de aula e sessões para a comunidade educativa dos institutos politécnicos. Ciências da computação, infraestrutura de IT, ciência de dados e produtividade são as áreas abrangidas.

“Esta cooperação estratégica permitirá desenvolver maiores níveis de literacia digital, alinhados com a transformação digital que estamos a vivenciar, ao mesmo tempo que permitirá que os estudantes e corpo docente se especializem e atualizem nas tecnologias emergentes e requeridas pelo mercado”, diz Pedro Dominguinhos, presidente do CCISP.

A materialização deste plano inicia-se já em julho, contemplando quatro módulos com diversas sessões: “Cultura digital”, de julho a outubro, “Novas formas de trabalhar, aprender e ensinar”, de novembro a dezembro; “Colaboração e produtividade”, de novembro a dezembro e “Integração do currículo”, com início no ano letivo de 2021/2022.

 

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