Microsoft, Nestlé e Google são os empregadores com melhor reputação. Há dez portuguesas no top 25

Há 10 empresas nacionais no top 25 das organizações com melhor reputação e maior atratividade para o talento. Delta lidera, ocupando o quinto lugar no ranking Employer Brand Reputação, da OnStrategy.

A Microsoft, a Nestlé e a Google ocupam o pódio das organizações com a melhor reputação de marca, conseguindo uma maior atração no que toca à empregabilidade e proporcionando um melhor bem-estar e ambiente de trabalho aos seus colaboradores. Estes são os resultados do estudo “Employer Brand Reputation 2021”, realizado pela OnStrategy. A Delta é a única portuguesa no top 5 do ranking, mas há mais empresas nacionais.

“A imagem e a força das organizações multinacionais contribuem para que estas figurem no topo da avaliação feita. De alguma forma, a globalidade e dimensão destas organizações contribui para uma perspetiva de segurança que se pode sobrepor a outras características ou motivações, nomeadamente ao nível de questões associadas a governo e liderança”, refere a consultora.

A Microsoft, ocupando o primeiro lugar do ranking global, obteve uma pontuação de 7,96, seguindo-se a Nestlé (7,86) e a Google (7,83). O quarto lugar é ocupado pela Disney, que, em matéria de employer brand reputation também revela um bom desempenho (7,56).

O top 5 fica fechado com uma portuguesa. Fundada em 1961 pelo empresário Rui Nabeiro, que atualmente partilha a administração da empresa com os filhos e netos, a Delta conseguiu uma classificação de 7,55, muito próxima da Disney, sendo a quinta empresa com melhor reputação.

Há mais portuguesas. Top 25 conta com dez

“No top 25, e numa perspetiva consolidada dos vários públicos auditados, destaca-se a presença de 10 marcas portuguesas, em que metade têm também expressão internacional.”

Depois da Delta, a EDP Renováveis é a segunda portuguesa a destacar-se em matéria de reputação e atração de talento. A cotada no PSI-20 conseguiu uma pontuação de 7,15, alcançando o 10.º lugar deste ranking. E as posições imediatamente a seguir também são de empresas nacionais, cotada em bolsa. A Galp ocupa o 11.º lugar (7,10) e a EDP o 12.º (7,06).

Nas telecomunicações, a Meo e, no retalho, o Continente também merecem destaque. Com 7,02 e 6,92, ocupam a 15.ª e 16.ª posições, respetivamente.

Já a fábrica de gelados Olá – que, em 1959, situada em Santa Iria, começou a criar os seus primeiros gelados – é a 18.ª organização com a melhor reputação do estudo da consultora OnStrategy (6,87), obtendo uma classificação superior à de empresas como a Nespresso, a Lego e a Playstation.

Finalmente, as últimas três lusitanas do top 25 são a Nos (6,70), o Pestana (6,68) e o Pingo Doce (6,61), ocupando o 22.º, 23.º e 25.º lugares.

“Esta análise cobre as perspetivas emocionais e racionais, sendo auditados mais de 30 atributos que permitem avaliar o grau de atração de empregabilidade conjugando o contributo e a avaliação de critérios como a emoção com a marca, a qualidade de produtos e serviços, a inovação, ambiente de trabalho, formação, remuneração, responsabilidade social, governo e liderança”, explica a OnStrategy.

O trabalho de pesquisa e análise está focado em quatro públicos-alvo (estudantes universitários, quadros empresariais não especializados, quadros médios e quadros superiores), com mais de 20.000 respondentes e com quotas representativas destes em termos de distribuição geográfica, género, idade e grau de formação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Microsoft, Nestlé e Google são os empregadores com melhor reputação. Há dez portuguesas no top 25

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião