Certificação de dispositivos médicos vai poder ser feita em Portugal

Com a criação de um Organismo Notificado para a Certificação de Dispositivos Médicos, os fabricantes de dispositivos médicos em Portugal deixarão de estar dependentes de entidades noutros países.

Os fabricantes de dispositivos médicos em Portugal vão deixar de estar dependentes de entidades estrangeiras para certificar os seus produtos. O Organismo Notificado para a Certificação de Dispositivos Médicos, criado esta semana, vai avaliar a conformidade dos produtos com a diretiva específica da União Europeia relativa aos dispositivos médicos para diagnóstico in vitro.

Este organismo, o primeiro em Portugal, nasce de uma parceria entre a Universidade da Beira Interior (UBI), a Universidade de Aveiro e a Universidade de Coimbra, com a coordenação técnica da Associação de Empresas para uma Rede de Inovação em Aveiro (Inova-Ria), sendo que o projeto será concretizado na UBI, na Covilhã.

Para já, esta parceria vai incidir apenas sobre “dispositivos que incorporem, utilizem ou sejam controlados por software, sensores ou que incluam componentes eletrónicos, desde que não implantáveis”, explica o Ministério da Coesão num comunicado enviado às redações. Mas o objetivo é que possa ser alargada a outros domínios científicos ou áreas de intervenção. Agora, os fabricantes destes dispositivos podem certificar os seus produtos em território nacional.

A CCDR-C vai ajudar a identificar potenciais fontes de financiamento para a concretização deste Organismo Notificado, nomeadamente no contexto do próximo quadro comunitário de apoio, o Portugal 2030.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Certificação de dispositivos médicos vai poder ser feita em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião