Sabe como pode ajudar as suas equipas a recuperar energias no verão? Cinco dicas que deve implementar já

"É preciso agir intencionalmente no autocuidado e no planeamento de tempos de descanso", começa por dizer a diretora de colaboração e produtividade da Microsoft Portugal.

O stress e incerteza resultantes do contexto pandémico, aliados aos sentimentos de solidão, a par da dificuldade em separar a vida profissional e a vida familiar, foram considerados por muitos profissionais o verdadeiro desafio dos últimos 18 meses. A isto acresce também a sensação de excesso de trabalho, referida por mais de metades dos colaboradores (54%), para o qual contribuiu o aumento drástico do número de reuniões, emails e telefonemas.

Estes são os número do último estudo da Microsoft sobre as tendências de trabalho – “Work Trend Index Report”, o qual reúne insights de 30 mil trabalhadores em todo o mundo e conclui que 41% da força de trabalho está a ponderar fazer uma grande mudança de carreira no próximo ano.

A boa notícia é que as férias de verão, que para muitos já começaram, convidam a abrandar o ritmo. São uma ótima oportunidade para que os gestores possam refletir sobre como podem ajudar os seus colaboradores a recarregar energias e alcançar um maior equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional.

“É preciso agir intencionalmente no autocuidado e no planeamento de tempos de descanso, criando condições para que as pessoas possam estar mais equilibradas, energizar-se e conseguirem dedicar-se à sua esfera familiar e pessoal, ao mesmo tempo que se criam condições para que no regresso das férias possam desempenhar as suas funções em pleno, de forma produtiva e com satisfação num modelo de trabalho híbrido”, diz Paula Fernandes, diretora de colaboração e produtividade da Microsoft Portugal, citada em comunicado.

Para ajudar os líderes a assumirem um papel mais ativo no bem-estar e saúde mental dos colaboradores, a Microsoft partilha estas cinco dicas:

1. Encorajar ativamente os colaboradores a tirarem tempo para si

Comece por incentivar as suas pessoas a aproveitarem verdadeiramente o período de férias de verão: “desligue verdadeiramente do trabalho”. A tecnológica aconselha, em primeiro lugar, que os colaboradores organizem previamente as suas agendas e comuniquem que estarão offline, reduzindo assim a margem para possíveis solicitações durante as férias. Já os colegas e a organização devem respeitar o descanso dos outros.

2. Apostar na formação dos colaboradores

Ainda que varie de setor para setor, se o verão for um período tipicamente mais calmo na sua empresa, aqui está uma excelente oportunidade para encorajar as suas equipas a tirarem o máximo partido dos conteúdos de aprendizagem e desenvolvimento. “Informe as suas equipas sobre as sessões que considera valiosas, particularmente aquelas que promovem o desenvolvimento de competências que ajudam a proteger e a manter a saúde e bem-estar mental dos seus colaboradores.”

3. Capacitar os colaboradores com tecnologia

E, se for mesmo pelo caminho da promoção da formação, não se esqueça de fomentar as capacidades tecnológicas das suas pessoas, cada vez mais importantes, sobretudo no contexto de trabalho híbrido que se espera que permaneça.

4. Seja transparente na transição de regresso ao escritório

Algo também muito importante, para a Microsoft, é comunicar de forma transparente todas as medidas que vão ser adotadas no regresso ao escritório.

“Nenhuma empresa tem todas as respostas certas no que respeita à criação de um ambiente de trabalho híbrido ideal. Mas é fundamental que os líderes assegurem que os colaboradores estão informados sobre as decisões que estão a ser tomadas pela organização e pelas equipas de trabalho, sinalizando, acima de tudo, a forma como a empresa está a ouvir as necessidades dos colaboradores.”

5. Usar as férias para refletir sobre o estilo de liderança

“Os líderes que dão prioridade ao modo como os seus colaboradores se sentem, de forma alinhada com o quão produtivos são, estarão melhor posicionados à medida que entramos cada vez mais num mundo de trabalho híbrido. A mudança para uma liderança mais empática terá um impacto positivo em toda a organização. Assim, os líderes podem iniciar esta mudança com ações simples e concretas, tais como iniciar uma conversa perguntando às pessoas como estão ou, melhor ainda, o que estão a fazer para manter o equilíbrio nas suas vidas.”

A escuta ativa é essencial e uma abordagem flexível é mais importante do que nunca. Capacitar as pessoas a abordar o dia de trabalho de uma forma não linear – dedicar tempo a cuidados familiares e infantis, passear os animais de estimação ou fazer exercício físico – são apenas alguns exemplos que podem ajudar as pessoas a recuperar a sensação de equilíbrio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sabe como pode ajudar as suas equipas a recuperar energias no verão? Cinco dicas que deve implementar já

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião