Tarifas de luz são mais baratas na Goldenergy, EDP Comercial e Endesa, diz a ERSE

A ERSE concluiu que no final de julho 11 dos comercializadores no mercado livre apresentavam ofertas mais competitivas que a oferta do mercado regulado para famílias com filhos.

Goldenergy, EDP Comercial e Endesa são as comercializadoras de eletricidade em Portugal que neste momento apresentam as ofertas mais competitivas para os vários consumidores-tipo, depois das novas ofertas lançadas no mercado liberalizado no mês de julho.

A garantia é dada pela Entidade Reguladora do Setor Energético (ERSE), que levou a cabo uma análise detalhada aos tarifários disponíveis depois da atualização do preço da tarifa de energia do mercado regulado, em 5 €/MWh, no dia 1 de julho de 2021.

O regulador concluiu que, a 22 de julho, cerca de 10 dos comercializadores no mercado livre apresentavam ofertas mais competitivas que a oferta do mercado regulado para o consumidor-tipo 1. Para os consumidores-tipo 2 e 3 há 11 ofertas mais baratas face ao preço estabelecido pela ERSE.

Em julho de 2021, a tarifa aplicada aos clientes do mercado regulado sofreu uma alteração pelo efeito de subida dos preços da energia elétrica nos mercados grossistas. Os preços mais altos no MIBEL são fruto do elevado preço de gás natural e da elevada cotação das licenças de dióxido de carbono (CO2), justifica o regulador.

Veja quais as ofertas de luz mais baratas, caso a caso

Consumidor tipo 1 (casal sem filhos) – Potência contratada de 3,45 kVA e consumo anual de 1 900 kWh

Diz a ERSE que para estes consumidores a oferta comercial de eletricidade com menor fatura mensal é da
Goldenergy (Monoeletrico ACP 2021), com um valor de 33,0 euro/mês, que corresponde a um desconto de 11% e uma poupança mensal de 4,1 euros em relação à tarifa regulada.

Consumidor tipo 2 (casal com 2 filhos) -Potência de 6,9 kVA e consumo anual de 5 000 kWh

Já neste caso, a oferta comercial de eletricidade com menor fatura mensal é da GoldEnergy (Monoeletrico ACP 2021) com um valor de 81,3 euro/mês, que corresponde a um desconto de 12% e uma poupança mensal de 11,3 euros em relação à tarifa regulada.

Consumidor tipo 3 (casal com 4 filhos) – Potência de 13,8 kVA e consumo anual de 10 900 kWh

Para esta família numerosa, oferta comercial de eletricidade com menor fatura mensal é da EDP Comercial (Eletricidade – Desconto Amigo), com um valor de 173,6 euro/mês, que corresponde a um desconto de 13% e uma poupança mensal de 25,2 euros em relação à tarifa regulada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tarifas de luz são mais baratas na Goldenergy, EDP Comercial e Endesa, diz a ERSE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião