Estes briquetes são produzidos com borras de café

A Prio e a Delta, em parceria com a startup Ecobean, desenvolveram um projeto que vai permitir transformar borras de café em briquetes ecológicos para barbecue.

A Prio, a Delta Cafés e a startup Ecobean desenvolveram um projeto de economia circular que consiste na produção de briquetes para barbecue a partir de borras de café. Os briquetes ecológicos estarão à venda nas lojas de conveniência Prio já a partir deste mês.

Em paralelo, “validar-se-á a viabilidade técnica de produção de biodiesel avançado a partir de óleo extraído dessas borras”, explicam as empresas em comunicado. O projeto-piloto nasceu no programa de empreendedorismo Prio Jump Start 2020 e “vem reforçar o compromisso com a sustentabilidade e as boas práticas ambientais”.

“Continuamos o nosso esforço de acelerar a transição energética na mobilidade. Acreditamos firmemente que conseguimos construir um mundo melhor, conciliando economia circular (por aproveitamento de resíduos que não tinham outro destino que não o lixo) com uma mobilidade mais limpa (pelos biocombustíveis avançados e por todas as outras soluções de mobilidade verde), apoiados em alta tecnologia. Este trabalho com os resíduos do café é mais uma prova disso mesmo”, explica Emanuel Proença, administrador da Prio.

“Consciencializar e estar consciente, reduzir o impacto, desempenhar iniciativas com base em princípios de desenvolvimento sustentável, melhorar a comunidade onde nos inserimos, trabalhar na resolução de desafios ambientais e sociais são os principais objetivos da Delta para um futuro mais sustentável”, diz Rui Miguel Nabeiro, administrador do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, citado em comunicado. “Este projeto de economia circular é mais um excelente exemplo de como podemos contribuir para esse futuro”, conclui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estes briquetes são produzidos com borras de café

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião