Economia recuperou antes do aligeirar das regras

A atividade económica em Portugal acelerou na última semana de julho, imediatamente antes do aligeirar das medidas que entrou em vigor a 1 de agosto.

A economia portuguesa continua a crescer face a 2020 e esse crescimento até acelerou na última semana, após um período de desaceleração por causa do reforço das restrições, de acordo com o indicador do Banco de Portugal divulgado esta quinta-feira. A expectativa é que continue a acelerar nas próximas semanas à medida que a nova onda de desconfinamento avança.

Na semana terminada a 1 de agosto, o indicador diário de atividade económica (DEI) e a taxa bienal correspondente aumentaram face à semana anterior“, revela o banco central. Este período antecedeu a redução das restrições iniciada a 1 de agosto, na fase de 1 do novo processo de desconfinamento, com um maior recurso ao certificado de vacinação ou de teste, numa altura em que 57% dos portugueses estão totalmente vacinados.

DEI acelera em antecipação do alívio das regras

Fonte: Banco de Portugal.

Como é visível no gráfico, o indicador diário de atividade económica do Banco de Portugal esteve a crescer face a 2020 mas cada vez menos, desacelerando ao longo de junho e julho. Tal é explicado pela maior base de comparação em 2020 (nesta altura o país já estava desconfinado no ano passado), mas também pela introdução de mais restrições na maioria do país em junho e julho por causa do aumento de casos provocado pela variante Delta.

Porém, perante o avanço do processo de vacinação, o Governo decidiu na semana passada retirar algumas restrições, nomeadamente de horários, na fase 1 do novo processo de desconfinamento, o qual continuará para a fase 2 em setembro e fase 3 em outubro, se as metas da vacinação forem alcançadas. O caminho para a “libertação total da sociedade”, como disse António Costa, deverá dar maior dinamismo à economia nas próximas semanas, o que se refletirá no DEI.

Apesar de diário, o DEI é apenas publicado à quinta-feira, com dados até ao domingo anterior. Com efeito, a 1 de agosto (o primeiro dia com menos restrições), o último dia para o qual foi apurado o DEI, o crescimento homólogo do indicador foi de 8,5%, superior aos crescimentos das últimas semanas. Quanto à média móvel semanal, o último valor é o de 29 de julho: uma subida homóloga de 3,8%.

DEI continua negativo na comparação com 2019

Fonte: Banco de Portugal.

Neste momento, na comparação com a média dos últimos dois anos (2019 e 2020), o valor continua em terreno negativo, mas poderá inverter em breve. A média móvel semanal do DEI acumulado de dois anos a 29 de julho foi de -3,5%, mas o valor diário de 1 de agosto já foi positivo (+0,3%), o que não acontecia há vários dias.

A próxima divulgação do DEI está marcada para 12 de agosto.

(Notícia atualizada às 11h27 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Economia recuperou antes do aligeirar das regras

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião