Vai de férias? Estas apps não podem faltar no seu telemóvel

  • Joana Abrantes Gomes
  • 7 Agosto 2021

Vai de férias e precisa de ajuda para preparar a mala, escolher a melhor praia e encontrar o livro ou podcast ideal? A solução pode estar nas apps que o ECO reuniu neste artigo.

Agosto é, por excelência, o mês de férias para muitos portugueses. E há que preparar tudo para melhor usufruir de uns dias de descanso, seja lá fora ou cá dentro. Para isso, o ECO reuniu um conjunto de aplicações que pode querer instalar no seu smartphone, e que lhe podem ser muito úteis: desde ajudar na preparação da mala ou a encontrar a leitura de verão ideal, a guiar a viagem sem se perder ou a usufruir das melhores praias e de Wi-Fi sem pagar.

Waze

Esta “rede social da estrada” tem-se tornado indispensável até para usar no dia-a-dia, pois funciona com recurso ao GPS, apresentando mapas, o trânsito e outros avisos em tempo real. Ou seja, vai alertando os utilizadores para os imprevistos da estrada, graças às partilhas de outros utilizadores que já passaram pelo local, e permite até saber quais os postos de abastecimento que praticam os preços mais competitivos.

A app é grátis e está disponível para iOS e Android.

Info Praia

Se férias, para si, são significado de “o que é nacional é bom”, esta app desenvolvida pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) vai ajudá-lo na hora de escolher uma praia portuguesa. A Info Praia disponibiliza informação atualizada, durante a época balnear, sobre a qualidade das águas balneares costeiras, de transição ou interiores de Portugal Continental e das ilhas da Madeira e dos Açores, bem como do estado de ocupação da praia, fundamental em altura de pandemia.

A app é grátis e está disponível para iOS e Android.

PackPoint

É daquelas pessoas que, na hora de fazer a mala, nunca sabe que roupa levar? Ou esquece-se sempre de levar alguma coisa? Esta app pode ajudar: basta indicar dados da viagem, como o destino, o dia de chegada e a quantidade de dias, o propósito da ida, e até se deseja praticar desportos ou outras atividades. O PackPoint sugere depois os itens a levar, inclusive a quantidade, com base na previsão do tempo para o local.

A app é grátis e está disponível para iOS e Android.

Goodreads

Férias significam, muitas vezes, colocar em dia a leitura que não se conseguiu fazer durante o ano de trabalho. A Goodreads ajuda a escolher que livro ler através das recomendações de outros utilizadores, permitindo também classificar as suas leituras e escrever as suas próprias recomendações.

A app é grátis e está disponível para iOS e Android.

Castbox

Se prefere ouvir em vez de ler, esta app de podcasts não pode faltar no seu smartphone durante as férias. A Castbox oferece reprodução contínua com listas de reprodução personalizadas, capacidade de fazer download de episódios para ouvir offline e opções de assinatura através de um único toque.

A app é grátis e está disponível para iOS e Android.

Citymapper

Para quem prefere usar os transportes públicos quando viaja, a Citymapper tem um serviço de mapeamento que exibe opções de transporte, geralmente com cronometragem ao vivo, entre quaisquer dois locais de uma cidade com suporte. Ainda que o Google Maps seja a opção preterida neste contexto, a Citymapper é uma boa escolha para quem visita grandes cidades.

A app é grátis e está disponível para iOS e Android.

WiFi Magic

Usar o smartphone fora de casa pode significar grandes consumos de dados móveis, normalmente limitados. Porém, esta app dá uma ajuda e mostra as senhas de redes Wi-Fi públicas localizadas, por exemplo, em restaurantes, hotéis, bares e cafés, etc. Funciona como uma rede contributiva, em que os próprios utilizadores colocam as palavras passe pela primeira vez e toda a comunidade da WiFi Magic tem acesso às mesmas. Nota para o facto de a app não aceder às suas senhas pessoais nem do seu router.

A app é grátis e está disponível para iOS e Android.

Happy Cow

Se é vegan ou vegetariano, a Happy Cow é o guia ideal para encontrar restaurantes no seu local de férias para este tipo de alimentação. Os próprios utilizadores da app podem avaliar os restaurantes que visitam. A Veond, uma app vegan portuguesa, também serve o mesmo propósito, mas garante ainda descontos, experiências, produtos, ofertas last-minute, receitas e conteúdos para uma vida mais amiga dos animais e do planeta.

Ambas as aplicações são grátis, mas enquanto a Happy Cow estão disponível para iOS e Android, a Veond está disponível apenas em iOS.

TripAdvisor

Esta app já é bem conhecida pelo mundo fora, mas é sempre uma ótima escolha na hora de encontrar informação e opiniões sobre tudo o que é conteúdo relacionado ao turismo: desde voos, hotéis e restaurantes a atividades locais, cruzeiros e até aluguer de automóveis.

A app é grátis e está disponível para iOS e Android.

Adobe Lightroom

Se é daquelas pessoas que não dispensa ter um “álbum” de fotografias para mais tarde recordar as férias, esta app é um bom editor de fotos. O Adobe Lightroom permite uma edição rápida, organização e armazenamento de fotos e até partilha entre dispositivos.

A app é grátis e está disponível para iOS e Android.

SNS 24

A app SNS 24 é fundamental durante este verão, pois a partir dela pode consultar e guardar o Certificado Digital Covid-19 da União Europeia, indispensável para aceder ao interior de inúmeros estabelecimentos, desde restaurantes a hotéis. No entanto, também disponibiliza acesso a serviços como marcar uma teleconsulta no médico de família, pedir medicação habitual ou consultar o boletim de vacinas.

A app é grátis e está disponível para iOS e Android.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vai de férias? Estas apps não podem faltar no seu telemóvel

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião