Receio da variante Delta pesa em Wall Street. Petrolíferas entre as mais penalizadas

As praças norte-americanas terminaram a primeira sessão da semanas mistas. Setor petrolífero entre os mais penalizados, com a queda das cotações do "ouro negro",  pressionado pelo aumento de casos.

As bolsas norte-americanas terminaram a sessão mistas, apenas com o Nasdaq a escapar às quedas. Apesar de terem sido revelados dados económicos positivos, as preocupações com o aumento de casos provocado pela variante Delta pairaram em Wall Street, com o setor petrolífero a ser um dos mais penalizados.

As vagas de emprego, uma medida que mede a procura de trabalho, subiram 590.000 para 10,1 milhões no último dia de junho, de acordo com os dados o Departamento do Trabalho norte-americano, no relatório mensal divulgado esta segunda-feira, e citado pela Reuters (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

Também as contratações aumentaram de 6 milhões em maio para 6,7 milhões em junho, aquele que é o segundo maior aumento desde que o governo começou a elaborar a série, em 2020. Ainda que estes dados sejam positivos, indicam que continua a existir restrições ao nível da oferta no mercado de trabalho.

Além disso, esta segunda-feira, dois presidentes da Reserva Federal de Atlanta e de Richmond sinalizaram que a economia dos EUA está a crescer rapidamente e que, apesar de o mercado de trabalho ainda ter espaço para melhorar, a inflação já está num nível que poderia antecipar o aumento das taxas de juros diretores.

Perante este contexto, o índice de referência S&P 500 recuou 0,09%, para 4.432,63 pontos, enquanto o industrial Dow Jones desvalorizou 0,29%, para 35.104,95 pontos. Em contrapartida, o tecnológico Nasdaq valorizou 0,16%, para 14.859,04 pontos.

Nesta sessão, as cotadas ligadas ao setor petrolífero estiveram entre as mais penalizadas, num contexto de queda de cotações do petróleo, pressionado pelo aumento de casos da variante Delta na Ásia. A Chevron recuou 1,67%, para 100,25 dólares, a Exxon Mobil perdeu 1,13%, para 57,20 dólares, enquanto a Halliburton cedeu 1,60%, para 19,69 dólares.

Em contraciclo, a BioNTech destacou-se pela positiva nesta sessão, ao subir 13,67%, para 289,75 dólares, depois de ter revelado que, no primeiro semestre, lucrou 3,9 mil milhões de euros, recuperando do prejuízo de 141,7 milhões de euros de há um ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Receio da variante Delta pesa em Wall Street. Petrolíferas entre as mais penalizadas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião