Produção e consumo de carvão diminuiu um terço em dois anos

Em 2020, a UE produziu 56 milhões de toneladas de carvão, menos 80% que em 1990. Número de países que produzem carvão diminui de 13 para dois em 30 anos.

À semelhança do consumo de carvão em Portugal que caiu para um mínimo histórico, o consumo e a produção de carvão na Europa diminuiu um terço em dois anos, de acordo com dados do Eurostat. As razões para o menor consumo do carvão prendem-se com a mudança energética para o gás natural e as energias renováveis para a produção de eletricidade.

Em 2020, a UE produziu 56 milhões de toneladas de carvão, 80% menos do que a sua produção em 1990. O número de Estados-membros que produzem carvão também diminuiu desde então, de 13 em 1990 para apenas dois Estados-membros em 2020: a Polónia, responsável por 96% da produção total da UE, e a República Checa.

Os números mensais de 2020 mostram que a pandemia de Covid-19 teve efeitos na produção e consumo de carvão, mas a extensão total da influência da pandemia na produção e consumo de carvão será mais clara nos anos seguintes.

Do mesmo modo, o consumo de carvão tem diminuído de forma consistente desde 1990, com uma diminuição acelerada desde 2019. Em 2020, o consumo de carvão na UE está estimado em 144 milhões de toneladas, menos 63% do que em 1990.

Fonte: Eurostat

A grande maioria (95%) do consumo total de carvão na UE é absorvido por seis países: Alemanha (44%), Polónia (19%), República Checa (12%), Bulgária, Roménia e Grécia. Os números de produção e consumo de lenhite são muito semelhantes, pois é quase sempre consumida nos países produtores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Produção e consumo de carvão diminuiu um terço em dois anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião