Mercado português de fusões e aquisições movimenta 6,7 mil milhões até julho

  • Lusa
  • 10 Agosto 2021

As 267 transações realizadas nos primeiros sete meses deste ano representam um aumento de 31%, apesar da diminuição de 38% do capital mobilizado, face ao mesmo período de 2020.

O mercado de fusões e aquisições movimentou 6,7 mil milhões de euros (267 transações) nos primeiros sete meses deste ano, menos 38% face a igual período do ano anterior, revela esta terça-feira um relatório sobre o mercado transacional português.

Estes números representam um crescimento de 31% no número de transações (267) em relação a idêntico período do ano passado, apesar da diminuição de 38% do capital mobilizado, explica o relatório da Transactional Track Record (TRR) referente ao mês de julho.

Em julho, foram registadas 52 fusões e aquisições, entre anunciadas e encerradas, que representaram um movimento global de 2,3 mil milhões de euros.

Em termos setoriais, o setor de tecnologia foi aquele que denotou maior atividade, com 42 transações, seguido pelo setor imobiliário, com 41 operações e o setor financeiro e seguros, com 29 transações.

Nos primeiros sete meses deste ano, as empresas norte-americanas aumentaram em 120% suas aquisições no mercado português, mobilizando um capital de 857,94 milhões de euros.

Quanto ao número de transações, a Espanha foi o país que mais investiu em Portugal, contabilizando 38 operações, surgindo Estados Unidos na segunda posição, com 22 transações, e depois o Reino Unido, com 16 transações.

As empresas portuguesas escolheram Espanha como principal destino de investimento, com 13 transações, sendo que em segundo lugar está o Brasil, com cinco operações, e em terceira posição o Reino Unido, com três transações.

Até julho, contabilizaram-se 15 transações de private equity com um total de 206 milhões de euros, uma queda 95% do valor total em termos homólogos, lê-se no documento.

Quanto às operações de capital de risco foram contabilizadas 53 no período em análise, num montante total de 1.000 milhões de euros, sendo que o número de transações subiu em 60% em termos homólogos, destaca o relatório.

No segmento de asset acquisitions foram registadas 66 transações, mais 53% face a idêntico período do ano passado, com um valor de 2,9 mil milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mercado português de fusões e aquisições movimenta 6,7 mil milhões até julho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião