Inflação na Alemanha em máximos de dezembro de 1993

  • Lusa
  • 11 Agosto 2021

Esta subida em julho de 2021 era de esperar, pois o corte do IVA há um ano levou a uma redução dos preços de muitos produtos.

A taxa de inflação homóloga na Alemanha subiu para 3,8% em julho, o nível mais alto desde dezembro de 1993, quando atingiu 4,3%, informou esta quarta-feira a agência federal de estatística alemã (Destatis).

O índice de preços no consumidor (IPC) na Alemanha era de 2,3% em junho e 2,5% em maio.

Segundo a Destatis, que confirmou os dados provisórios divulgados em 29 de julho, a taxa de inflação aumentou 0,9% em julho em comparação com o mês anterior.

O IPC tinha caído acentuadamente em julho do ano passado para níveis negativos na sequência do corte temporário do IVA — de 19% para 16% e de 7% para 5% para a taxa reduzida — introduzido naquele mês na Alemanha e que vigorou durante todo o segundo semestre do ano para aumentar o consumo e ajudar a contrariar o impacto da pandemia.

Esta subida em julho de 2021 era de esperar, pois o corte do IVA há um ano levou a uma redução dos preços de muitos produtos, disse Christoph-Martin Mai, especialista em inflação da Destatis. “Este efeito ascendente sobre os preços é aumentado pela evolução em particular de certos produtos, especialmente energéticos“, acrescentou Mai.

O IPC harmonizado da Alemanha, que é calculado segundo os critérios da União Europeia, aumentou em 3,1% em julho em termos homólogos e 0,5% em face ao mês anterior.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação na Alemanha em máximos de dezembro de 1993

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião