Ranking de Xangai coloca seis universidades portuguesas entre as mil melhores do mundo

O ranking de Xangai coloca seis universidades portuguesas entre as mil melhores do mundo. Universidade de Lisboa ocupa o primeiro lugar entre as instituições portuguesas.

Portugal tem seis universidades entre as mil melhores do mundo, de acordo com o ranking de Xangai. A Universidade de Lisboa ocupa o primeiro lugar desta lista e encontra-se entre os 201.º e 300.º lugares, uma descida significativa face à classificação do ano passado, em que se posicionava entre o 151.º e o 200.º lugar. A Universidade Nova de Lisba, do Porto, do Minho, de Coimbra e Aveiro estão igualmente entre as melhores a nível mundial.

A Universidade de Harvard, nos EUA, lidera o ranking de Xangai pelo 19.º ano consecutivo, já entre as instituições portuguesas, depois da Universidade de Lisboa, em segundo lugar surge a Universidade do Porto, que se mantém no intervalo entre o 301.º e o 400.º lugares. A fechar o top 3 está a Universidade do Minho, entre a posição 401.º e 500º, não tendo registado alterações em relação ao período homologo.

A Universidade de Coimbra é a quarta melhor posicionada, surgindo no ranking global entre o 501.º e o 600.º lugar. Em quinto e sexto lugar estão a Universidade Nova de Lisboa e a Universidade de Aveiro, respetivamente, ambas entre o 601.º e o 700 lugar.

 

 

A Universidade de Harvard, nos EUA, lidera o ranking pelo 19.º ano consecutivo, seguido da Universidades de Stanford e Cambridge que completam o top 3 desta lista. Entre as dez melhores universidades estão o Massachusetts Institute of Technology (MIT) (4ª), Berkeley (5ª), Princeton (6ª), Oxford (7ª), Columbia (8ª), Caltech (9ª) e Chicago (10ª).

Contrariamente, nas cinco posições mais baixas estão a Yantai University, Wuhan University of Science and Technology, Wroclaw University of Science and Technology, Williams College e Warsaw University of Technology.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ranking de Xangai coloca seis universidades portuguesas entre as mil melhores do mundo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião