Estes são os passaportes mais poderosos do mundo. Portugal está em 3.º no ranking

De entre todos os países do mundo, Espanha e Alemanha são os que possuem o passaporte mais poderoso que permite a circulação dos seus cidadãos sem visto para mais destinos.

Um passaporte é sinónimo de poder atravessar fronteiras e descobrir o mundo. Mas este documento não tem o mesmo valor em todo o planeta. Enquanto existem países com passaportes mais “poderosos”, ou seja que permitem aos cidadãos viajar livremente a mais lugares, como Espanha e Alemanha, existem outros que restringem fortemente a circulação, como é o caso do Afeganistão.

Segundo o Passport Index, Alemanha e Espanha são os países que possuem o passaporte mais poderoso do mundo, dando acesso a um total de 139 locais sem necessidade de visto, parcial ou totalmente. Enquanto na Alemanha dos 139 países, 104 são sem necessidade absoluta de visto, em Espanha são “visa free” 103 destinos.

Logo a seguir, em segundo lugar no ranking, encontram-se cinco países que permitem a livre circulação para 138 locais: Áustria, Suíça, Irlanda, Estados Unidos da América e Nova Zelândia. Em todos eles, apenas é necessário visto para 60 países.

Portugal surge em terceiro lugar no ranking. O passaporte português permite a deslocação sem visto para 137 países. Destes, 103 sem necessidade de visto à chegada e à partida e 34 necessário apenas à chegada. Por outro lado, os cidadãos portugueses necessitam de visto, tanto na chegada como na partida, para 61 países.

Na mesma posição que Portugal, estão ainda outros nove países: Suécia, Dinamarca, Finlândia, Bélgica, Itália, Luxemburgo, Japão, Coreia do Sul e Austrália.

Em quarto lugar está a França, Malta, Países Baixos, República Checa, Grécia e Polónia, cujos passaportes dão acesso sem visto a 136 países. Noruega, Eslovénia, Hungria, Eslováquia, Canadá e Emirados Árabes Unidos surgem na quinta posição (135).

De entre todos os países do mundo, o Afeganistão é aquele que ocupa a última posição do ranking. O país possui um passaporte que dá acesso a 31 lugares.

Quais são os hotéis mais caros do país? Quem são as personalidades mais influentes no TikTok? E os gestores mais bem pagos da nossa bolsa? De segunda a sexta-feira, todos os dias há um ranking para ver aqui no ECO.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estes são os passaportes mais poderosos do mundo. Portugal está em 3.º no ranking

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião