Hoje nas notícias: Sondagem, alojamento local e IVAucher

  • ECO
  • 27 Agosto 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Sondagem continua a manter a esquerda na preferência dos eleitores. Fernando Medina quer impossibilitar a abertura de alojamentos locais em Lisboa. A adesão dos comerciantes ao IVAucher está aquém do esperado devido às taxas da SaltPay. Estas e outras notícias marcam a atualidade nacional.

Esquerda mantém-se líder nas intenções de voto, mas PS recua

À esquerda, PS, BE e PCP reúnem 49% das intenções de voto, enquanto a direita formada por PSD, Chega, Iniciativa Liberal e CDS conseguem 40%, de acordo com a sondagem da Intercampus para o Correio da Manhã, CMTV e Jornal de Negócios. Já o PAN, que continua a recuar na preferência dos eleitores, alcança 3,5% das intenções, ou seja, não permitiria à direita, mesmo com um hipotético apoio do partido liderado por Inês Sousa Real, obter uma maioria para pensar no poder. Por partido, o PS mantém-se na liderança das intenções de voto, com 34,7% (um ligeiro recuo face a julho), enquanto o PSD cresce para 25,1%. Os trabalhos de campo decorreram entre 13 e 20 de agosto e o erro máximo de amostragem do estudo, para um intervalo de confiança de 95%, é de cerca de 4%.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Medina quer impossibilitar novos alojamentos locais em Lisboa

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa e recandidato ao cargo nas autárquicas de 26 de setembro anunciou que uma das medidas que constará no programa eleitoral da sua recandidatura é a impossibilidade de abertura de novos alojamento locais na cidade de Lisboa. Para o autarca, é necessária uma alteração à legislação nesta área, pois, “quando foi criada, liberalizou por completo o mercado”. Apesar de admitir que, no início, a medida teve um “efeito positivo”, o socialista considera que o número de alojamentos locais “foi longe demais” no município.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago).

Autoeuropa admite novas paragens e lay-offs

A Autoeuropa admitiu que o regresso ao trabalho após as férias pode já não ser 6 de setembro, devido ao agravamento da crise de semicondutores, que pode comprometer a produção. Fonte da empresa diz ser “expectável” que a situação permaneça instável por mais tempo e, nesse sentido, não exclui a possibilidade de novas paragens na laboração e lay-offs.

Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago).

Taxas altas do IVAucher afastam comerciantes

Consumidores e comerciantes podem aderir ao IVAucher desde 1 de junho, mas a adesão, cuja primeira fase termina já na próxima semana, a 31 de agosto, está aquém do esperado. Quem aderir poderá beneficiar de descontos até 50% no alojamento, restauração e cultura, mas o leque de sítios onde será possível fazê-lo poderá ser limitado. O número de estabelecimentos comerciais que aderiram ao programa ainda não foram revelados, mas as associações representativas dos setores abrangidos admitem que a fraca adesão se deverá aos custos exigidos pela SaltPay, a empresa que operacionaliza o programa.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Só três bancos têm condições de crédito especiais para jovens

O regime de crédito bonificado para os jovens foi descontinuado há quase 20 anos. Atualmente, apenas três bancos apresentam ofertas de crédito para a compra de casa específicas para o segmento mais jovem, de acordo com uma análise da plataforma de comparação de preços ComparaJá. ActivoBank, o Novo Banco e o BCP eram os bancos com produtos dedicados aos clientes que tenham entre 18 e 35 anos de idade.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Sondagem, alojamento local e IVAucher

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião