Hoje nas notícias: Autárquicas, Fisco e Vieira

  • ECO
  • 30 Agosto 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A menos de um mês das eleições autárquicas, sondagem dá maioria absoluta para Fernando Medina na Câmara de Lisboa, enquanto que uma outra sondagem revela que 66,2% dos portugueses acredita que o PS vai vencer o escrutínio. No plano económico, quase 300 milionários esconderam as suas fortunas das Finanças, enquanto a conversão da dívida de Luís Filipe Vieira está nas mãos do Fundo de Resolução.

Fernando Medina tem 51% das intenções de voto para as autárquicas

A menos de um mês das eleições autárquicas, Fernando Medina está prestes a conquistar a maioria absoluta para a Câmara de Lisboa. O autarca socialista tem 51% das intenções de voto, isto é, quase o dobro do social-democrata Carlos Moedas (27%), de acordo com a sondagem da Aximage para o DN, JN e TSF. Seguem-se João Ferreira, do PCP, com 9%, Beatriz Gomes Dias, do BE (4%), Nuno Graciano, do Chega (2%), e Bruno Horta Leal, da Iniciativa Liberal (2%).

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso livre).

Maioria dos portugueses acredita que PS vai vencer as autárquicas

Quase dois terços (66,2%) dos portugueses consideram que o PS vai ganhar as próximas eleições autárquicas, marcadas para 26 de setembro, de acordo com a sondagem da Intercampus para o Correio da Manhã, CMTV e Jornal de Negócios. Além disso, apenas 14,9% dos inquiridos acreditam que o PSD possa vencer as eleições. Já os movimentos de cidadãos, como o de Rui Moreira, no Porto, ou o de Isaltino Morais, em Oeiras, não vão além dos 4,6%

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Quase três centenas de milionários ocultam fortunas das Finanças

294 contribuintes, entre pessoas singulares e empresas, terão escondido as suas fortunas ao Fisco no estrangeiro através de um esquema de branqueamento de capitais de Francisco Canas, cambista conhecido por “Zé das Medalhas”. Em causa está a Operação Monte Branco, que está a ser investigada pelo Ministério Público e entre os suspeitos encontraram-se Manuel Vilarinho, ex-presidente do Benfica, Álvaro Sobrinho, ex-presidente do BES Angola, Duarte Lima, ex-deputado, entre outros. Processo conta já com 16 arguidos.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Conversão da dívida de Vieira nas mãos do Fundo de Resolução

O Fundo de Resolução vai decidir se o Novo Banco se tornará acionista da Promovalor, empresa de Luís Filipe Vieira, antigo presidente do Benfica. O Novo Banco seria acionista através da conversão dos Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis (VMOC) em capital. O prazo para que o fundo, liderado por Luís Máximo dos Santos, tome a decisão termina esta terça-feira. Vieira já assumiu que não consegue pagar o empréstimo de 160 milhões de euros, da Promovalor, a partir do VMOC e o Novo Banco deu ao Fundo de Resolução a documentação com todos os cenários e respetivos impactos.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Poupanças aplicadas pelos portugueses duplicaram na pandemia para 22,7 mil milhões

Devido aos confinamentos e à incerteza económica, os portugueses conseguiram poupar mais. O montante aplicado em depósitos, fundos e certificados, entre março do ano passado e junho deste ano, ascendeu a 22,7 mil milhões, mais 118% do que no período antes da pandemia, em 2018/2019. A maior parte dos que conseguiram poupar optou pelos depósitos, que representam 76% da poupança extra. Ainda assim, nem todos os portugueses não conseguiram pôr algum dinheiro de parte porque, mesmo recebendo apoios, houve quem tivesse perdido o emprego ou visto uma diminuição nos rendimentos.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Autárquicas, Fisco e Vieira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião