Norte, Centro e Alentejo já têm 85% da população com a primeira dose

Mais de 7,5 milhões de portugueses, ou 73% da população, estão completamente vacinados e 8,6 milhões, ou 83%, têm a primeira dose contra a Covid-19.

A vacinação dos portugueses está na reta final agora que 73% dos portugueses já tem a vacinação completa e 83% tem pelo menos uma dose, avança o relatório da vacinação divulgado esta quarta-feira. No Norte, no Alentejo e no Centro a percentagem de população com pelo menos uma dose já chegou aos 85%. Será preciso que 85% da população esteja totalmente vacinada para que o país avance para a terceira fase de desconfinamento.

É expectável que Portugal chegue a esse patamar antes da terceira semana de setembro, antecipando o calendário inicial do Governo, tal como aconteceu no arranque da segunda fase do último plano de desconfinamento. Na terceira fase será possível os restaurantes, cafés e pastelarias deixarem de ter limites à sua lotação, assim como os espetáculos culturais, e este será também o momento da reabertura normal dos bares e discotecas, mediante apresentação de certificado digital.

Para já, 7.576.336 portugueses já têm a vacinação completa e 8.607.939 portugueses têm pelo menos uma dose, o que faz de Portugal um dos países do mundo mais avançados na inoculação da sua população. Os dados confirmam ainda que uma grande parte dos jovens (74%) entre os 12 e os 17 anos já receberam pelo menos uma dose, sendo que apenas 7% concluiu a vacinação dado que ainda passou pouco tempo desde que começaram a ser vacinados em massa.

Na faixa etária entre os 18 e os 24 anos, metade da população já concluiu o processo de vacinação, sendo que 82% já recebeu pelo menos uma dose. Entre os 25 e os 49 anos, 91% recebeu pelo menos uma dose e 82% tem a vacinação completa. Nas faixas etárias seguintes a vacinação já está muito perto da totalidade da população.

Relatório de vacinação com dados de 29 de agosto

Por distribuição geográfica, a vacinação conhece neste momento uma situação de relativa homogeneidade em todo o território nacional, mas há um avanço ligeiramente superior na administração de pelo menos uma dose no Norte (86%), Alentejo (85%) e Centro (85%). Segue-se Lisboa e Vale do Tejo com 81%, a Madeira com 80%, os Açores com 79% e o Algarve com 77%.

A região mais a sul de Portugal Continental é a que está mais atrasada também na vacinação completa, registando 67% da população nesse patamar. Nesta ótica, a região mais avançada é o Norte com 75%, seguindo-se o Centro e a Madeira com 74%, Alentejo com 73% e Lisboa e Vale do Tejo e os Açores com 72%.

A vacinação em Portugal arrancou no dia 27 de dezembro de 2020. Desde então, Portugal já recebeu mais de 17,4 milhões de vacinas, tendo distribuído mais de 15,1 milhões de doses.

(Notícia atualizada às 17h38 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Norte, Centro e Alentejo já têm 85% da população com a primeira dose

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião