Quais as melhores promoções neste regresso às aulas?

  • Joana Abrantes Gomes
  • 13 Setembro 2021

Com os portugueses a sentirem mais necessidade de poupar na educação dos filhos, o ECO reuniu os descontos que se podem encontrar neste regresso às aulas.

Setembro é, por excelência, o mês do regresso às aulas. Para o ensino público básico e secundário, o novo ano letivo arranca já esta semana, entre os dias 14 e 17 de setembro. Depois de mais um ano dividido entre aulas presenciais e teleescola, devido à pandemia de Covid-19, os alunos preparam o regresso à escola com a compra dos livros e dos materiais necessários. Contudo, estas despesas podem representar uma pesada fatura para o orçamento familiar e, por isso, importa procurar os preços mais em conta entre as livrarias e as superfícies comerciais que, por esta altura, realizam campanhas promocionais de manuais e material escolar.

Os portugueses, na verdade, encontram-se cada vez mais cientes da importância de poupar no que toca à educação. É um estudo do Observador Cetelem, publicado recentemente, que o diz: 62% do total dos inquiridos admitem ter de poupar mais neste regresso às aulas, uma subida de dois pontos percentuais face a 2020. Além disso, a grande maioria (85%) dos encarregados de educação tenciona aderir às promoções em vigor, enquanto 34% prefere comprar menos material escolar (mais 12 pontos percentuais comparando com 2020), 29% vão investir em material mais barato e 19% vão reutilizar materiais de outros estudantes (também mais 12 pontos percentuais em relação ao ano passado).

Para a reutilização de materiais, o Governo dá uma ajuda: tal como aconteceu nos últimos dois anos, as famílias portuguesas com estudantes a seu encargo podem reutilizar manuais escolares através da plataforma MEGA ou da aplicação móvel Edu Rede Escolar. Até esta terça-feira, o Ministério da Educação já tinha disponibilizado 5,6 milhões de vales que podem ser trocados por manuais (novos ou reutilizados) para o próximo ano letivo. Os livros novos devem ser levantados numa das livrarias aderentes e os reutilizados diretamente na escola em que cada estudante está inscrito.

Por outro lado, para aqueles que pretendem investir em material escolar novo, o ECO foi saber mais sobre as promoções que algumas das principais livrarias e cadeias de supermercado do país estão a praticar neste regresso às aulas, sem esquecer quem procura por material de escritório ou um computador.

A Bertrand, por exemplo, está com 5% de desconto em manuais e cadernos de atividades até 20 de setembro, e 20% de desconto em cartão em todos os livros de apoio escolar (dicionários, gramáticas, preparação de testes e exames, livros de leituras obrigatórias) até 3 de outubro. A livraria aderiu ainda ao programa de vouchers MEGA do Governo, mas a diretora comercial e de marketing alerta para “sérias dificuldades ao abastecimento do mercado” face à “disponibilização tardia” dos vales. “Pode condicionar a entrega de encomendas a tempo do início das aulas”, disse ao ECO Sónia Lascasas.

Também o Continente online e as lojas e o site da Note! são pontos autorizados para troca dos vouchers MEGA. Mas a principal novidade da campanha promocional de regresso às aulas da cadeia de supermercados da Sonae são os 5% de desconto direto na compra de livros escolares, bem como os 20% de desconto direto no seu encapamento até 19 de setembro. Há também 20% de desconto em cartão em livros de apoio escolar (incluindo gramáticas, dicionários e livros de preparação de exames), livros do Plano Nacional de Leitura e fotocópias e impressões nas lojas Note. Estes cupões são atribuídos uma vez por mês e renováveis mensalmente até ao fim de junho de 2022.

Já o El Corte Inglés, com apenas duas lojas físicas em Portugal, destaca-se com uma campanha promocional de até 40% em tecnologia, que termina no dia 19 de setembro. Adicionalmente, os clientes recebem 10% do valor das suas compras efetuadas em livros escolares, material escolar de papelaria, mochilas, uniformes escolares, calçado desportivo e sapataria infantil até 30 de setembro, oferecendo condições de financiamento de nove meses sem juros. A cadeia de lojas avisa que o tempo de entrega de uma encomenda completa com todos os livros depende do ano escolar, sendo que, não havendo qualquer impedimento, demora, em média, duas semanas.

A campanha de regresso às aulas do Pingo Doce estará em vigor até 20 de setembro, prolongando-se por mais uns dias nas lojas de maior dimensão, com o sortido escolar a contemplar promoções que vão até 50% ou mais. Estas ações promocionais abrangem desde cadernos e material de escrita e pintura a mochilas, estojos e lancheiras. A cadeira de supermercados do Grupo Jerónimo Martins teve uma campanha em parceria com a Staples, de 3 a 6 de setembro, através da qual ofereceu vales de 10 ou 25 euros, numa compra igual ou superior a 50 e a 100 euros, respetivamente. Estes vales podem agora ser apresentados e descontados numa loja Staples ou em staples.pt, numa compra de valor igual ou superior ao do vale em questão, entre 11 e 29 de setembro.

A Staples tem uma enorme amplitude de descontos, que abrange desde mochilas, estojos e artigos de papelaria escolar como dossiers, cadernos e lápis, a computadores, tablets, smartphones, impressoras e mobiliário de escritório. A Staples também aderiu ao programa de vouchers MEGA do Governo, permitindo encomendas de livros até 10 de setembro. Os vales oferecidos pelo Pingo Doce, como descrito anteriormente, podem ser descontados nas lojas Staples a partir de 11 de setembro.

Tendo em consideração o disparo nas vendas de portáteis este ano em 150%, com quase metade a dever-se ao setor da educação, a Worten está a possibilitar o pagamento até 24 vezes, sem juros, de uma seleção de portáteis e desktops neste regresso às aulas. Esta campanha está em vigor até 15 de setembro, como também as promoções até 40% em mochilas, estojos, lancheiras, lápis, cadernos e dossiers e os descontos até 50% em cadeiras e secretárias.

Até 26 de setembro, a FNAC dispõe de uma redução de 5% no preço dos manuais e cadernos escolares, usando um código promocional (FNACESCOLAR), e ainda um desconto até 20% numa seleção de livros de apoio escolar e do Plano Nacional de Leitura. Ao mesmo tempo, a campanha de regresso às aulas da FNAC conta com promoções especiais até 30 de setembro em produtos de tecnologia e eco-friendly (amigos do ambiente), entre os quais materiais reciclados e cadernos inteligentes. Em encomendas online de valor igual ou superior a 15 euros, os portes de envio são gratuitos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quais as melhores promoções neste regresso às aulas?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião