500 mil euros para projetos sociais. Abrem candidaturas aos Prémios ao Valor Social da Cepsa

A Fundación Cepsa vai manter a dotação excecional de 500 mil euros para distribuir entre os projetos vencedores, aumentada na edição anterior devido à situação de crise provocada pela pandemia.

A Fundación Cepsa as inscrições para a 17.ª edição dos Prémios ao Valor Social, que visam reconhecer e incentivar diferentes projetos sociais que promovam a inclusão e a qualidade de vida de pessoas ou grupos mais desfavorecidos. Este ano o foco de atuação foi ampliado a iniciativas sustentáveis que contribuam para a transição energética. A fundação da petrolífera tem um orçamento global de 500 mil euros para apoiar projetos sociais desenvolvidos em Portugal, Madrid, Canárias, Huelva e Campo de Gibraltar, Colômbia e Brasil, países onde tem operação.

Este ano o foco de atuação dos Prémios abrange ainda iniciativas sustentáveis que promovam a transição energética. Os júris participantes vão, assim, valorizar de forma positiva, embora não com caráter de exclusão, os projetos que, para além de apoiarem grupos vulneráveis, tenham em consideração a promoção das energias renováveis, a eficiência energética, a mobilidade de baixas emissões, a proteção da biodiversidade ou a divulgação no combate às alterações climáticas.

“Estamos convencidos de que apostar em medidas que favoreçam a transição energética é uma das formas mais diretas de garantir o bem-estar social a longo prazo, por isso valorizaremos positivamente os projetos sustentáveis”, afirma Cristina Ortiz, diretora da Fundación Cepsa, em comunicado.

Nesta nova edição, a Fundación Cepsa vai manter a dotação excecional de 500 mil euros para distribuir entre os projetos vencedores, aumentada na edição anterior devido à situação de crise sanitária e social provocada pela pandemia. “Esta dotação é mantida com o objetivo de continuar a apoiar os grupos menos favorecidos, aumentando de 12 mil para um máximo de 15 mil euros o montante por projeto vencedor num contexto socioeconómico complexo para entidades do terceiro setor”, detalha a empresa.

“Dada a complexidade da situação que vivemos devido à pandemia, e que se prolongou ao longo do tempo, consideramos que é necessário manter esta dotação extraordinária para contribuir junto dos projetos que ajudam os grupos mais vulneráveis. Por isso, aumentámos o valor por projeto vencedor”, explica a diretora da fundação.

Nestes prémios podem participar projetos sociais desenvolvidos em Portugal, Madrid, Canárias, Huelva e Campo de Gibraltar, Colômbia e Brasil, zonas geográficas nas quais a Cepsa tem uma atividade relevante e laços estreitos com a comunidade.

As entidades que pretendam participar podem apresentar os seus projetos de 9 a 30 de setembro através do website da fundação (www.fundacioncepsa.com).

No próximo mês de dezembro será anunciada a decisão de cada um dos júris locais, com a participação de representantes institucionais ligados ao campo da ação social. Posteriormente, os colaboradores da Cepsa irão escolher mais cinco projetos vencedores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

500 mil euros para projetos sociais. Abrem candidaturas aos Prémios ao Valor Social da Cepsa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião