DPD já só faz entregas em Lisboa com veículos elétricos, reduz em 87% o CO2

A empresa está a preparar igualmente a descarbonização da cidade do Porto, entre outras medidas de redução do impacto ambiental nas entregas de encomendas.

A partir desta quarta-feira, 15 de setembro, a operadora expresso DPD passa a entregar 100% das suas encomendas em Lisboa com viaturas zero emissões. Nas ruas da capital circularão 55 veículos totalmente elétricos eSprinter da Mercedes-Benz Vans, o que representa uma redução de 87% das atuais emissões de CO2 e 84% de NOx, evitando assim perto de 330 toneladas de gases poluentes por ano, anunciou a empresa em comunicado

O abastecimento destas viaturas é possibilitado pela disponibilização de bases de carregamento elétrico da Repsol nas instalações da DPD em Lisboa.

“Não vamos ficar por aqui e estamos a preparar igualmente a descarbonização da cidade do Porto, entre outras medidas de redução do impacto ambiental nas entregas de encomendas”, disse Olivier Establet, CEO da DPD, no mesmo comunicado.

Em 2019 a empresa lançou um sistema de medição da qualidade do ar consultável no momento da receção de cada encomenda, e em 2020 instalou em Lisboa duas City Trees que contribuíram para a limpeza do ar junto ao rio.

“Cidades de maior dimensão como Lisboa e Porto apresentam sérios problemas de cumprimento dos valores-limite de determinados poluentes, principalmente, de dióxido de azoto resultante do tráfego rodoviário associado a veículos de combustão interna. A ZERO considera que a DPD, ao garantir uma frota totalmente elétrica em Lisboa ainda este ano, estabelece um marco importante no esforço de redução da poluição do ar e para a descarbonização que outras empresas e entidades devem seguir”, disse Francisco Ferreira, presidente da Associação Zero, sobre a opção da empresa em optar por uma frota descarbonizada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

DPD já só faz entregas em Lisboa com veículos elétricos, reduz em 87% o CO2

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião