Portugueses integram iniciativa para indústria de vinho sustentável

A Corticeira Amorim e a Fundação The Porto Protocol são fundadores da Sustainable Wine Roundtable, uma nova rede de partilha de soluções para o setor vitivinícola no campo da sustentabilidade.

Mais de 40 operadores mundiais da fileira do vinho, incluindo duas organizações de origem portuguesa, decidiram unir esforços para reforçar a liderança do setor vitivinícola em matérias de sustentabilidade.

A Corticeira Amorim e a Fundação The Porto Protocol – liderada por Adrian Bridge, diretor-geral do grupo de Vila Nova de Gaia que detém as marcas de vinho do Porto Taylor’s, Fonseca e Croft – são membros fundadores da Sustainable Wine Roundtable (SWR).

Esta associação vai desenvolver uma norma de referência global que clarifique a comunidade vitivinícola sobre o significado exato do conceito de sustentabilidade e a forma como é implementada e medida. Além de dar uma “orientação clara e credível” para as vinhas e adegas, quer ajudar retalhistas e consumidores a classificar os vários rótulos e claims ecológicos.

António Rios Amorim, presidente da Corticeira Amorim.Paulo Duarte/Bloomberg

“É com orgulho que nos juntamos a este prestigioso grupo de membros fundadores da SWR para fortalecer a liderança já demonstrada pelo setor vinícola nas questões ambientais e sociais. As credenciais de sustentabilidade da cortiça são imbatíveis, mas não são totalmente realizadas até que possamos compartilhá-las com os nossos clientes”, frisa António Rios de Amorim, presidente e CEO da Corticeira Amorim.

Acreditando numa resposta mais eficaz às alterações climáticas através de ações colaborativas, também Adrian Bridge destaca esta rede de partilha de soluções para o setor vitivinícola. “É com sentido de missão que unimos esforços com a SWR, (…) para que em conjunto consigamos contribuir e beneficiar a comunidade do vinho em todo o mundo, esclarecendo conceitos e diretrizes relativas ao desenvolvimento sustentável”, completa o gestor.

Adrian Bridge, diretor-geral da The Fladgate Partnership e Barack Obama, ex-presidente dos EUA

Esta plataforma independente, sem fins lucrativos, presidida por Richard Bampfield e que quer incluir todos os agentes do setor, desde produtores a consumidores, vai dinamizar grupos de trabalho para desenvolver as melhores práticas e ferramentas em questões relevantes da sustentabilidade, sensibilizar, juntar atores da indústria e “posicionar a comunidade vitivinícola a nível mundial como uma força em prol de um mundo melhor”.

Esta é a lista completa de membros fundadores da SWR: Ahold Delhaize, Alko, Alliance Wine, Amorim Cork, BLB Vignobles, British Glass, BSI, Catena Institute of Wine, Château Léoube, CIVB, Cloudy Bay, Concha y Toro, Diversity in Food and Beverage, Domaine Bousquet, Dr. Loosen, Enotria&Coe, Equalitas, Famille Perrin, Fish Friendly Farming, Food Alliance, Grupo Avinea, Hochschule Geisenheim University, International Wineries for Climate Action, JancisRobinson.com, Journey’s End Vineyards, Lidl GB, Napa Green, New York Wine & Grape Foundation, North South Wines, Preferred by Nature, Ramón Bilbao, Schenk Group, Ste. Michelle Wine Estates, Sustainable Agriculture Network, Sustainable Winegrowing Australia, Sustainable Winegrowing British Columbia, Systembolaget, The Co-op UK, The Fairtrade Foundation, The Porto Protocol, The Wine Society, Treasury Wine Estates, Vingruppen, Vintage Wine Estates, Waitrose & Partners, Whole Foods Market, Wines of South Africa e WWF South Africa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugueses integram iniciativa para indústria de vinho sustentável

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião