5 coisas que vão marcar o dia

No dia em que a Greenvolt se estreia no PSI-20, serão conhecidos dados sobre as taxas de juro do crédito à habitação no mês de agosto.

A semana arranca com novidades no principal índice de referência da bolsa de Lisboa: a Greenvolt estreia-se no PSI-20. O dia será também marcado pela publicação de dados económicos, nomeadamente as taxas de juro do crédito à habitação e a balança de pagamentos. Em destaque estará ainda o financiamento sustentável na União Europeia, com um relatório do Tribunal de Contas Europeu.

Taxas de juro no crédito à habitação continuam a descer?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai mostrar esta segunda-feira como evoluíram as taxas de juro do crédito à habitação no mês de agosto. Em julho, a taxa no crédito à habitação continuou a descer, naquele que foi o 11.º primeiro mês consecutivo de descidas. No sétimo mês do ano, o juro implícito continuou abaixo dos 1%, situando-se em 0,8%.

Greenvolt entra no PSI-20

A empresa de energias renováveis Greenvolt passa a integrar o PSI-20, o principal índice de referência nacional, esta segunda-feira. A empresa liderada por Manso Neto foi promovida ao PSI-20, o principal índice português, menos de dois meses depois da estreia em bolsa. Para subir ao PSI-20 é necessário a uma cotada cumprir determinados requisitos como o número de ações e o capital disperso em bolsa e a velocidade de negociação.

BdP divulga balança de pagamentos

O Banco de Portugal divulga os dados relativos à balança de pagamentos no mês de julho deste ano. Em junho, o défice externo melhorou, face aos meses anteriores, mas o acumulado desde o início do ano continua a mostrar contas externas mais desequilibradas do que em 2019. Para além disso, a instituição liderada por Mário Centeno publica também estatísticas sobre o investimento direto em julho.

Tribunal de Contas Europeu avalia financiamento sustentável na UE

É publicado esta segunda-feira o relatório do Tribunal de Contas Europeu sobre o Plano de Ação da União Europeia para o financiamento sustentável. O Tribunal analisou as medidas da Comissão Europeia para reorientar o financiamento para investimentos sustentáveis, bem como se o apoio financeiro da UE segue critérios de sustentabilidade coerentes e se contribui para gerar oportunidades de investimento sustentável.

Greve afeta escolas e transportes

Estão marcadas várias greves para esta segunda-feira, nomeadamente nas escolas e nos transportes. Por um lado, arranca a greve nacional de profissionais docentes e não docentes, convocada pelo S.T.O.P – Sindicato De Todos Os Professores. Por outro, há greve em empresas do setor rodoviário de passageiros, onde se aplica os Contratos Coletivos de Trabalho que são subscritos por diversas organizações sindicais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião