Se terceira dose avançar, Costa quer maiores de 65 anos vacinados antes de dezembro

Na eventualidade de a terceira dose para maiores de 65 anos ser aprovada pelo regulador europeu na próxima semana, António Costa quer portugueses mais velhos vacinados antes de dezembro.

Uma terceira dose da vacina contra a Covid-19 pode chegar aos braços dos portugueses mais velhos antes do mês de dezembro, se a medida for aprovada pelo regulador europeu, disse o primeiro-ministro na conferência de imprensa pós-Conselho de Ministros.

Lembrando que a DGS “já tomou uma decisão de que deve de haver terceira dose” para um “conjunto de pessoas que têm comorbilidades”, António Costa salientou que, na próxima semana (27 de setembro a 1 de outubro), a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) deverá tomar uma decisão “relativamente a essa terceira dose”.

Ora, se a terceira dose for mesmo aprovada pela EMA, então, António Costa quer vacinar todos os cidadãos com mais de 65 anos ainda antes de dezembro, a tempo do Natal.

“A ser necessário vacinar com terceira dose toda a população acima dos 65 anos, [esperamos que] este exercício possa estar integralmente executado até ao mês de dezembro, para que possamos chegar, desejavelmente, aos festejos natalícios com todos os membros do agregado familiar devidamente protegidos”, concluiu.

Face a essa expectativa, vão manter-se instalados os centros de vacinação, anunciou o governante: “Vamos manter os centros de vacinação como eles existem, para dar execução à decisão que venha a ser tomada”, rematou. O Governo também está a trabalhar com a task force da vacinação, liderada pelo vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, no sentido de assegurar “que temos vacinas suficientes” para essa eventualidade.

António Costa recordou também que a eventual terceira dose, a avançar, será um processo “em paralelo com o processo de vacinação da gripe”. “Tem de ser dada prioridade à vacinação da gripe, porque essa é certa, e [é preciso assegurar] que, entre a toma de uma dose da vacina da gripe e a eventual terceira dose da vacina anti-Covid, passem pelo menos 14 dias”, explicou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Se terceira dose avançar, Costa quer maiores de 65 anos vacinados antes de dezembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião