Estes são os bancos que já aderiram ao IVAucher

O Portal do IVAucher conta com uma lista de 14 bancos que aderiram ao programa, permitindo o reembolso do desconto obtido.

Os principais bancos a operar no país aderiram ao IVAucher, facilitando assim a operacionalização do programa. São já 14 as instituições financeiras que constam entre os aderentes no Portal oficial do programa, isto depois de várias delas terem assinado compromissos de honra de participação no IVAucher.

Na lista disponível no Portal do programa encontram-se os seguintes bancos: Caixa Geral de Depósitos; – Novo Banco; Novo Banco Açores; Banco Best; Millennium BCP; Activo Bank; Banco Santander Totta; Banco Montepio; BBVA; Bankinter; Caixa de Crédito Agrícola; Unicre; Banco CTT e Banco Atlântico Europa.

Existem algumas instituições que estavam presentes na cerimónia nas Finanças, esta semana, mas não figuram ainda nesta lista, como é o caso do Eurobic, BPI e a Sonae Financial Services. Questionadas sobre esta situação, as Finanças explicaram ao ECO que as instituições que estão atualmente identificadas no site são as que já têm o processo de negociação concluído.

Isto já que os acordos de compromisso de honra assinados no evento foram relativos à futura participação no programa. As demais instituições, que ainda não figuram na lista, “estão em fase avançada da negociação, tendo em vista dar seguimento ao compromisso de honra previamente assumido”, esclareceu fonte oficial do Ministério. As instituições “serão identificadas no site www.ivaucher.pt à medida que forem concluindo estas negociações”.

No início do mês passado, o Ministério das Finanças sinalizou que tinha expectativa que todos os bancos a operar em Portugal aderissem ao IVAucher, sendo que o objetivo da integração da banca no IVAucher é “tornar o programa mais fácil e acessível a todos”, dentro do possível. A banca vai funcionar como intermediária na ligação entre os consumidores, os comerciantes e os descontos.

Na prática, os bancos poderão fornecer aos clientes a possibilidade de aderirem ao IVAucher e receber o desconto na sua conta bancária na fase de utilização do que foi acumulado. O cashback tem de ser efetuado no máximo em dois dias úteis.

Entre junho e agosto, os consumidores acumularam o IVA gasto em cultura, restauração e alojamento, sendo que o saldo já pode ser consultado no e-fatura. É agora em setembro que o saldo final é apurado pela Autoridade Tributária, e arranca em outubro a fase de utilização do montante que acumulou nos setores abrangidos (num desconto máximo de 50%).

(Notícia atualizada às 19h10 com a resposta do Ministério das Finanças)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estes são os bancos que já aderiram ao IVAucher

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião