VW, Atlântico Europa e Banco CTT lideram nas queixas à banca
Queixas encolheram, com os créditos ao consumo a destacarem-se. VW domina nas reclamações nestes empréstimos, mas nos da casa o alvo principal é o Banco CTT. Atlântico domina nas contas.
O Banco de Portugal recebeu 9.646 reclamações de clientes bancários nos primeiros seis meses do ano. Muitas queixas, ainda que menos que no mesmo período do ano passado, com alguns bancos a serem mais visados do que outros. No ranking dos mais reclamados, Banco CTT, Atlântico Europa e VW destacam-se.
Segundo os dados do Relatório de Supervisão Comportamental do Banco de Portugal, houve uma redução do número de queixas — tinham sido 10.184 reclamações na primeira metade do ano –, havendo um novo alvo preferencial das queixas. Em vez das contas de depósito, desta vez são os créditos ao consumo a destacarem-se.
Os financiamentos ao consumo, que incluem os concedidos para a compra de automóveis, por exemplo, foram responsáveis por 30,3% das queixas, sendo que nestes créditos há uma financeira que se destaca, de acordo com dados do supervisor.
O Volkswagen Bank recebeu um total de 1,77 queixas por cada mil contratos desta natureza, o que compara com uma média de 0,23 por cada mil destes contratos. Ficou à frente de outra financeira do setor automóvel, o RCI Banque, com 1,48 queixas, seguida da FCA, com 0,85 queixas.
A seguir aos créditos ao consumo, surgem as queixas associadas às contas de depósito, que durante muito tempo lideraram as reclamações dos clientes bancários. Estão, agora, em segundo lugar, com o Banco Atlântico Europa a ser o que mais queixas recebeu dos seus clientes nos primeiros seis meses de 2021.
O Atlântico Europa recebeu 0,43 queixas por cada mil contratos, sendo a média de 0,13 reclamações. O ActivoBank, que liderava as reclamações no final de 2020, passou para a segunda posição, com 0,35 queixas por cada mil contas, seguido do BBVA que aparece no último lugar do “pódio” com 0,32 queixas.
Por fim, surgem os empréstimos para a compra de casa. Nestes créditos, o Banco CTT volta a ser o mais reclamado, contabilizando o Banco de Portugal um total de 3,17 queixas por cada mil contratos. Este número compara negativamente com a média do sistema financeiro nacional que era, no final do semestre, de 0,58 queixas.
A seguir ao Banco CTT surgem o Montepio e o Banco BPI, com 0,75 e 0,74 queixas por mil contratos, respetivamente. Estes dois bancos trocaram de posições no “ranking”, com o Montepio a ascender à segunda posição, que pertencia ao BPI no final do ano passado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
VW, Atlântico Europa e Banco CTT lideram nas queixas à banca
{{ noCommentsLabel }}