Weber Gameiro demite-se do cargo de CFO da TAP

Gonçalo Monteiro Pires foi nomeado administrador financeiro da companhia aérea portuguesa de forma interina, após a demissão de João Weber Gameiro.

João Weber Gameiro apresentou a demissão da TAP esta quinta-feira, onde ocupava o cargo de administrador financeiro há apenas três meses. Para o seu lugar foi já nomeado Gonçalo Monteiro Pires, mas de forma interina. O Governo já iniciou o processo para selecionar um novo CFO da companhia aérea.

“Lamentando que, por motivos pessoais imprevisíveis, a colaboração na gestão da TAP tenha sido interrompida, os Ministros de Estado e das Finanças, João Leão, e das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, agradecem o trabalho desenvolvido por João Weber Gameiro”, informam os dois ministérios em comunicado.

Adiantam ainda que o Governo já deu início ao processo de recrutamento de um novo administrador financeiro para a TAP. “Até lá, a função de administrador financeiro será assegurada, com natureza interina, por Gonçalo Monteiro Pires, membro do conselho de administração” liderada pela francesa Christine Ourmière-Widener.

As alterações na gestão da TAP ocorrerão no dia 15 de outubro, segundo informou a companhia aérea num outro comunicado enviado ao mercado.

A troca de CFO surge numa altura em que a Comissão Europeia mantém um curso uma investigação aprofundada às ajudas públicas à TAP. O Estado já injetou 1,2 mil milhões de euros na companhia em 2020, a que se somaram mais 462 milhões em 2021, sendo que o ministro João Leão já admitiu nova injeção de mil milhões de euros.

A TAP registou prejuízos de 493,1 milhões de euros na primeira metade do ano, uma melhoria de 88,8 milhões de euros quando comparado com o mesmo período de 2020. A recuperação do turismo e do tráfego aéreo tem permitido à companhia reforçar a oferta e lugares, que no inverno já será 80% do nível de 2019.

(Notícia atualizada às 17h38)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Weber Gameiro demite-se do cargo de CFO da TAP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião