Alívio fiscal para empresas no OE2022 só com incentivos ao investimento

  • ECO
  • 6 Outubro 2021

João Paulo Correia revela que as medidas de apoio às empresas criadas durante a pandemia deverão prosseguir no próximo ano, nomeadamente o lay-off simplificado ou o incentivo à normalização.

Os patrões pediram um choque fiscal, mas a porta para uma descida de impostos para as empresas no Orçamento do Estado para 2022 parece estar fechada. O vice-presidente da bancada parlamentar do PS defende que apenas por via do investimento será possível algum alívio fiscal às empresas, porque esse é um caminho mais eficiente, do que simplesmente baixar impostos sobre os lucros.

Em entrevista ao Jornal de Negócios (acesso pago), João Paulo Correia, revela ainda que as medidas de apoio às empresas criadas durante a pandemia deverão prosseguir no próximo ano, nomeadamente o lay-off simplificado ou o incentivo à normalização da atividade. “Há medidas contingentes que têm de prosseguir no Orçamento para 2022”, defende.

João Paulo Correia descarta também uma descida do IVA, ainda que temporária, para a hotelaria e restauração. “A última descida da taxa do IVA para a restauração não teve o impacto desejado no preço final de venda ao público, não nos parece que seja essa a resposta mais adequada para ajudar até o setor. Foi muito atingido pela pandemia, mas defendemos outro tipo de respostas”, frisou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alívio fiscal para empresas no OE2022 só com incentivos ao investimento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião