Morreu o padre Vítor Feytor-Pinto, antigo responsável pela Pastoral da Saúde

  • Lusa
  • 6 Outubro 2021

Morreu aos 89 anos o padre Vítor Feytor Pinto, que foi durante vários anos responsável pela paróquia do Campo Grande e presidente da Pastoral da Saúde.

O padre Vítor Feytor-Pinto, antigo responsável pela Comissão Nacional da Pastoral da Saúde, morreu esta quarta-feira, aos 89 anos, disse à agência Lusa fonte do Patriarcado de Lisboa.

A informação de que o padre Feytor-Pinto morreu no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, para onde foi transportado na terça-feira, foi avançada pela Rádio Renascença.

O padre Feytor-Pinto foi, responsável pela paróquia de Campo Grande, no Patriarcado de Lisboa, e coordenou, durante vários anos, a Pastoral da Saúde em Portugal.

Foi Assistente Nacional e Diocesano da Associação Católica de Enfermeiros e Profissionais de Saúde (ACEPS), Assistente Diocesano dos Médicos Católicos e Assistente Diocesano da Associação Mundial da Federação dos Médicos Católicos (AMCP), para além de ter sido fundador do Movimento de Defesa da Vida, em Lisboa.

Presidente da República homenageia “mestre pela palavra e pelo exemplo”

Numa publicada no sítio oficial da Presidência da República, o Presidente da República lamentou esta quarta-feira a morte do padre Feytor Pinto, recordando-o como “uma das figuras mais importantes da Igreja Católica Portuguesa nos últimos cinquenta anos”, e prestou homenagem ao “mestre pela palavra e pelo exemplo”.

Marcelo Rebelo de Sousa “lembra, já com saudade, o padre Feytor Pinto”, considerando que com a sua morte “desaparece uma das figuras mais importantes da Igreja Católica Portuguesa nos últimos cinquenta anos”.

“E, certamente, das mais presentes em movimentos de jovens, de famílias, de comunidades sociais as mais diversas, e das mais sensíveis a todos os grandes problemas da sociedade portuguesa, da educação à saúde, da solidariedade social às migrações, da inclusão ao mundo do trabalho”, acrescenta o chefe de Estado.

Marcelo Rebelo de Sousa refere que Feytor Pinto “não precisou sequer de pertencer à hierarquia para ter influência decisiva em momentos essenciais da afirmação da mensagem cristã“. O Presidente da República homenageia ainda o homem, o mestre pela palavra e pelo exemplo, o cidadão, o português, apresenta os seus mais emocionados sentimentos aos seus familiares e recorda, em particular, uma muito antiga amizade”, lê-se na nota.

(Notícia atualizada às 12h10 com a nota de pesar do Presidente da República)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Morreu o padre Vítor Feytor-Pinto, antigo responsável pela Pastoral da Saúde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião