Acordo temporário do teto da dívida acalma investidores e Wall Street sobe

O receio com o teto da dívida dissipou-se com o acordo formalizado entre os democratas e os republicanos, o que levou Wall Street a ganhos. Porém, o acordo é temporário e o problema volta em dezembro.

As cotadas norte-americanas subiram esta quinta-feira com a notícia de que o Partido Democrata e o Partido Republicano chegaram a um acordo de curto prazo para aumentar o teto da dívida pública, evitando um cenário de default (incumprimento) dos Estados Unidos cujas consequências são temidas pelos investidores. As bolsas atingiram máximos intradiários quando o líder maioritário, o democrata Chuck Schumer, anunciou no Senado o acordo com os republicanos.

Os mercados acalmaram com a notícia e os três principais índices norte-americanos subiram à volta de 1%. O Dow Jones valorizou 0,98% para os 34.754,94 pontos, o Nasdaq subiu 1,05% para os 14.654,02 pontos e o S&P 500 avançou 0,83% para os 4.399,76 pontos. O saldo semanal destes índices passou a ser positivo com as subidas desta sessão.

Os ganhos do Dow Jones foram impulsionados pela subida de cotadas como a Visa, que subiu mais de 1%, e a Nike e a Home Depot, que subiram mais de 2%. No setor tecnológico, o destaque vai para o Twitter, cujas ações subiram mais de 4%, assim como a Nvidia (mais de 2%) e a AMD (mais de 2%). O Facebook também valorizou após a JPMorgan ter dito que era a altura certa para comprar na sequência da queda recente da cotada devido ao apagão de segunda-feira das redes sociais detidas pela empresa.

Logo no início desta sessão os investidores estavam otimistas depois de o líder minoritário do Congresso, o republicano Mitch McConnell, ter anunciado que o seu partido não iria bloquear, para já, o aumento do teto da dívida pública norte-americana. Esta questão tem sido a pedra no sapato de Wall Street esta semana, sendo esta uma temática recorrente nos EUA e que voltará à ribalta no início de dezembro quando este aumento temporário acabar.

Outro sinal positivo para os mercados chegou com a notícia ainda não confirmada de que Joe Biden vai reunir-se com o Presidente chinês, XiJinping, num encontro virtual até ao final deste ano.

Acresce que esta quinta-feira o departamento norte-americano do Trabalho revelou que os pedidos de subsídio de desemprego desceram para 326 mil, menos 38 mil do que na semana anterior. Estes dados positivos chegam um dia antes do relatório do emprego de setembro, o qual recebe mais atenção e pode ser um catalisador para os mercados na sessão desta sexta-feira.

Na próxima semana arranca a época de resultados relativa ao terceiro trimestre deste ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Acordo temporário do teto da dívida acalma investidores e Wall Street sobe

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião