Wall Street avança mais de 1% com acordo sobre teto da dívida

As cotadas norte-americanas estão a subir após se ter afastado o cenário de default (incumprimento) da dívida por parte dos Estados Unidos.

Os três principais índices norte-americanos abriram em alta no arranque da sessão desta quinta-feira, caminhando para um total de três dias consecutivos de ganhos. Os investidores mostram-se mais otimistas com sinais de que o problema do teto da dívida está resolvido por pelo menos mais dois meses, uma questão recorrente que tem de ser negociada entre democratas e republicanos.

O Dow Jones sobe 1,12% para os 34.802,95 pontos, o Nasdaq avança 1,18% para os 14.672,43 pontos e o S&P 500 soma 1,1% para os 4.411,67 pontos.

Esta subida superior a 1% acontece depois de o líder minoritário do Congresso, o republicano Mitch McConnell, ter anunciado que o seu partido não iria bloquear, para já, o aumento do teto da dívida pública norte-americana, permitindo que os Estados Unidos cumpram as suas obrigações como devedor.

Outro sinal positivo para os mercados chegou com a notícia ainda não confirmada de que Joe Biden vai reunir-se com o Presidente chinês, XiJinping, num encontro virtual até ao final deste ano.

Acresce que esta quinta-feira o departamento norte-americano do Trabalho revelou que os pedidos de subsídio de desemprego desceram para 326 mil, menos 38 mil do que na semana anterior. Estes dados positivos chegam um dia antes do relatório do emprego de setembro, o qual recebe mais atenção e pode ser um catalisador para os mercados na sessão desta sexta-feira.

Nos mercados, a descida do preço do petróleo também está a aliviar a preocupação dos investidores relativamente ao avançar da taxa de inflação nos EUA.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street avança mais de 1% com acordo sobre teto da dívida

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião