Hoje nas notícias: Orçamento, liderança do PSD e caso EDP

  • ECO
  • 12 Outubro 2021

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano continua a marcar a atualidade nacional. Uma das apostas é o setor da saúde, que vai ter um reforço significativo de verbas face a 2021. Da Associação Empresarial de Portugal à Associação Nacional de Restaurantes, já começaram a surgir as primeiras críticas às escolhas políticas do Executivo. Conheça estas e outras notícias em destaque na imprensa nacional esta terça-feira.

Orçamento prevê mais 703 milhões para a saúde

A proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2022 prevê um reforço de 703,6 milhões no próximo ano para o setor da saúde, um aumento de 6,7% face ao orçamento inicial de 2021, numa despesa total que rondará os 13.578,1 milhões de euros, excedendo em 7,8% a execução estimada até ao final deste ano. Este reforço orçamental acontece numa altura em que se intensificam as denúncias de problemas em vários hospitais por falta de recursos humanos e, nesse sentido, a despesa com pessoal no OE para 2022 cresce 4,1% face à estimativa do OE para 2021, subindo para 5.233,8 milhões de euros.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

 

Empresários já criticam proposta de Orçamento

No rescaldo da entrega da proposta de OE na Assembleia da República, alguns empresários e responsáveis empresariais já deram conta de que as expectativas que tinham para o próximo ano deverão ser frustradas. A Associação Empresarial de Portugal (AEP) mostra “elevada preocupação” com o aumento da despesa pública e o consequente risco de mais carga fiscal no futuro. O setor automóvel está manifestamente insatisfeito e até fala em despedimentos à vista. José Couto, presidente da Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel (AFIA), manifesta “séries preocupações por o documento não encarar de frente problemas que têm de ser resolvidos e formas de ajudar realmente as empresas a ultrapassar o momento atual”. A Associação Nacional de Restaurantes lamenta não ver na proposta a descida do IVA na alimentação para a restauração de 13% para 6%, nem qualquer prolongamento do IVAucher em 2022.

Leias a notícia completa no Expresso (acesso condicionado).

Rio é recandidato no PSD e terá Rangel como adversário

Rui Rio, o atual líder do PSD, vai anunciar a sua recandidatura à presidência do partido após o conselho nacional desta quinta-feira, revela o Correio da Manhã. Deverá ter como adversário o eurodeputado Paulo Rangel que, segundo o Diário de Notícias, já tomou a decisão, que é “irreversível”. Rangel tem mantido contacto com as estruturas do partido e está convicto do apoio das maiores distritais, como Porto, Lisboa e Braga. É também apoiado por Miguel Pinto Luz.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago) e no Diário de Notícias (acesso livre).

Mulher de Manuel Pinho vai ser arguida no caso EDP

Alexandra Pinho, mulher do ex-ministro Manuel Pinho, vai ser constituída arguida no caso EDP e vai ser interrogada a 4 de novembro por suspeitas da alegada prática do crime de branqueamento de capitais relacionada com a titularidade da sociedade offshore Tartaruga Foundation, garante o Observador. O ex-ministro será interrogado no mesmo dia para explicar fundos do alegado saco azul do GES.

Leia a notícia completa no Observador (acesso livre).

Kantar investe 4,3 milhões no Porto e recruta 200 pessoas

O grupo inglês Kantar vai investir cinco milhões de dólares na cidade do Porto, cerca de 4,3 milhões de euros, na criação de um centro regional de competências. De acordo com o anúncio da empresa, “até ao final de 2022” este centro “deverá empregar cerca de 200 profissionais e recém-graduados”, em áreas como finanças, recursos humanos e compras. O grupo vai ainda contratar profissionais da área tecnológica.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Orçamento, liderança do PSD e caso EDP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião