5 coisas que vão marcar o dia

Atividade turística, atividade económica e fluxos laborais. Esta quinta-feira é dia de conhecer os números relativos a estes três pontos. Há também reunião do Conselho Nacional do PSD.

Como está a evoluir a atividade turística? E a atividade económica? Esta quinta-feira, o Instituto Nacional de Estatística e o Banco de Portugal, respetivamente, dão respostas a estas perguntas. O dia ficará ainda marcado pela divulgação dos dados dos fluxos laborais na Europa e das vendas de casas. Há também reunião do Conselho Nacional do PSD.

Como está a evoluir o turismo?

O Instituto Nacional de Estatística divulga, esta quinta-feira, os dados da atividade turística relativos a agosto, mês que ficou marcado por um alívio nas restrições associadas à pandemia à boleia dos avanços na vacinação. Em julho, o setor do alojamento turístico registou 1,6 milhões de hóspedes e 4,5 milhões de dormidas, ambos acima dos números registados no período homólogo. Os níveis atingidos foram, no entanto, inferiores aos observados em julho de 2019, isto é, ao período pré pandemia.

Vacinação e alívio das restrições dão ânimo à economia?

O Banco de Portugal publica, esta quinta-feira, o indicador diário de atividade económica relativo à última semana. Depois de ter acelerado em setembro, a atividade económica em Portugal abrandou no arranque de outubro, de acordo com os dados mais recentes. É importante explicar que as moratórias de crédito terminaram no final de setembro e alguns economistas mostraram-se logo preocupados quanto ao eventual impacto do fim dessa medida na recuperação da economia portuguesa.

Há reunião do Conselho Nacional do PSD

Esta quinta-feira há reunião do Conselho Nacional do PSD, órgão máximo entre congressos e responsável pela execução da estratégia política. Este encontro servirá para analisar os resultados das eleições autárquicas, bem como para marcar as diretas e o Congresso do partido.
De notar que, em reação aos resultados da corrida às câmaras municipais, Rui Rio considerou que o PSD teve “um excelente resultado” — por exemplo, conseguiu ganhar Lisboa ao PS –, o que coloca o partido em “melhores condições de vencer as eleições” legislativas de 2023.

É dia de conhecer dados das vendas das casas

O gabinete de estatísticas da União Europeia publica, esta quinta-feira, os dados das vendas de casas relativos ao segundo trimestre de 2021. Nos primeiros três meses do ano, o número de transações deste tipo subiu em nove de 11 dos países europeus para os quais havia números disponíveis, quando comparado com o período homólogo.

Mercado de trabalho sob análise

O gabinete de estatística da União Europeia dá a conhecer, esta quinta-feira, os dados dos fluxos do mercado laboral relativos ao segundo trimestre de 2021, bem como o inquérito à força de trabalho também relativo ao período compreendido entre abril e junho. O ano de 2021 começou com um agravamento da pandemia de coronavírus, mas o segundo trimestre trouxe alguns sinais positivos, tendo as restrições à atividade económica sido aliviadas, o que trouxe algum fôlego ao mercado de trabalho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião