Esta é a turbina eólica mais potente onshore em Portugal Continental. Vai fazer o trabalho de seis

Neste momento, a turbina Vestas V150 de 4,2 MW tem a “a maior capacidade instalada por uma única turbina em Portugal Continental, em terra”. Está situada no parque eólico da Finerge da Serra da Lage.

 

A Finerge concluiu finalmente o projeto de repowering da capacidade instalada do parque eólico da Serra da Lage, na sequência da aquisição da empresa WTG. De seis turbinas eólicas, cada uma com 750 kW, o parque passou agora para apenas uma com 4,2 MW.

A Finerge tinha já anunciado o acordo com a Vestas para o fornecimento de aerogeradores destinados ao sobreequipamento de seis parques eólicos. A empresa tem na calha projetos de sobreequipamento eólico de mais de 150 MW.

Da mesma forma anunciou também a aquisição da WTG e do seu portefólio de energias renováveis, que inclui três parques eólicos na zona de Arouca (Alto do Côto) e Mação (Serra da Amêndoa e Serra da Lage), com uma capacidade combinada de 28,35 MW, distribuída por um total de 25 geradores eólicos.

Um dos parques eólico adquiridos — Serra da Lage — foi então alvo de uma operação de repotenciação. Como consequência desta intervenção, a capacidade instalada total do parque — seis turbinas eólicas Neg Micon de 750 kW — foi substituída por uma turbina única Vestas V150 de 4,2 MW, sendo neste momento “a maior capacidade instalada por uma única turbina em Portugal Continental, em terra”.

Três das seis turbinas antigas serão utilizadas para fins de treino operacional, com as restantes três a serem desmanteladas para reutilização de peças. A instalação desta única turbina permitiu também reduzir a área afetada pelo parque eólico da Serra da Lage.

“É mais um passo na prossecução dos nossos objetivos estratégicos e na consolidação da nossa presença em Portugal. Esta turbina de 4,2 MW é uma das maiores instaladas no país e sinaliza o nosso compromisso em recorrer a tecnologia de ponta para contribuir para a obtenção das metas do PNEC, com o menor impacto ambiental possível”, afirma Pedro Norton, CEO da Finerge, em comunicado enviado à imprensa.

Recentemente, a Finerge chegou a acordo com a Vestas para o fornecimento de aerogeradores destinados aos projetos de sobreequipamento de seis parques eólicos, com uma capacidade adicional de 39 MW, num conjunto de projetos de sobreequipamento eólico de mais de 150 MW.

Em 2020, a empresa entrou no negócio da energia solar em Portugal, adquirindo dez centrais solares (quatro em março e seis em novembro). Comprou ainda sete parques eólicos em Espanha, em dezembro, passando a ser a sexta maior produtora de energia eólica da Península Ibérica. Além disso, fechou três linhas de financiamento para investimentos em ativos: uma de 200 milhões de euros, em abril; outra de 150 milhões de euros, em novembro, para a aquisição de parques solares; e a última, de 348 milhões de euros, vinculada a ativos eólicos em Espanha.

Fundada em 1996, a Finerge é a segunda maior produtora de energia renovável em Portugal e a sexta maior operadora eólica da Península Ibérica.

Através de 659 aerogeradores instalados nas 53 centrais eólicas que explora, e nas 16 centrais solares fotovoltaicas, em Portugal e Espanha, a Finerge tem neste momento uma capacidade instalada de 1339 MW, produzindo cerca de 2384 GWh por ano, evitando a emissão de 1312 kton de CO2.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Esta é a turbina eólica mais potente onshore em Portugal Continental. Vai fazer o trabalho de seis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião