Fitch diz que fim das moratórias é “elefante na sala” para bancos portugueses

Agência norte-americana também duvida que a solução das garantias públicas para as reestruturações vá ser um "game changer" na transição para o pós-moratórias.

A Fitch considera que o fim das moratórias é o “elefante na sala” para os bancos portugueses, e duvida que a solução das garantias públicas para as reestruturações dos créditos vá ser um “game changer” na transição para o período pós-moratórias.

A banca portuguesa tinha mais de 36 mil milhões de euros em crédito abrangido pela moratória pública no final de agosto, representando cerca de 18% do total dos empréstimos às famílias e empresas. Entretanto, a medida expirou no final de setembro e milhares de clientes tiveram de retomar as prestações ao banco a partir de então.

Para o analista da Fitch Rafael Quina o montante de moratórias em Portugal é “significativo”. “O stock é muito alto. Eram 36 mil milhões de moratórias no final de agosto. A moratória acabou há dias”, disse o responsável num webinar realizado esta sexta-feira sobre a banca portuguesa.

Rafael Quina adiantou que há bancos mais expostos do que outros. “Caixa Geral de Depósitos, BPI e Totta serão menos afetados do que os restantes bancos”, destacou.

Por outro lado, Banco Montepio e Novo Banco encontram-se numa posição mais vulnerável neste capítulo, na medida em que têm mais crédito em moratória em stage 2 e stage 3, isto é, com maior nível de risco, de acordo com o mesmo analista.

Segundo dados da agência de rating norte-americana, os seis principais bancos do sistema nacional tinham entre dois mil milhões e 2,5 mil milhões de euros de moratórias em stage 3, já marcados como estando em situação de incumprimento.

Solução para as moratórias não será “game changer”

Questionado sobre a solução do Governo para o fim das moratórias, nomeadamente em relação à linha de garantias de 1.000 milhões para reestruturações dos contratos de crédito, Rafael Quina disse “não estar certo se a medida será um game changer” que ajudará numa transição tranquila para o pós-moratórias.

Estas garantias irão cobrir 25% do crédito em moratória da empresa do setor vulnerável que for reestruturado, mas as condições não agradaram aos bancos nem aos empresários. Quina reconheceu que as condições de acesso são “complexas”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fitch diz que fim das moratórias é “elefante na sala” para bancos portugueses

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião