Índia promete ser neutra em emissões até 2070. É o terceiro maior poluidor

  • Lusa
  • 1 Novembro 2021

Até 2030, o país vai reduzir as suas emissões poluentes em mil milhões de toneladas. Para isso precisa de ajuda financeiraa de 1 bilião de dólares.

A Índia, terceiro país mais poluidor do mundo, atingirá a neutralidade carbónica em 2070, anunciou hoje o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, reduzindo até 2030 as suas emissões poluentes em mil milhões de toneladas.

Modi falava na Cimeira de Líderes Mundiais no âmbito da 26.ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas. O líder da Índia disse no entanto que o país precisa de ajuda financeira massiva para o fazer. Algo como 1 bilião de dólares.

Acrescentou que o país aumentará até 2030 a sua capacidade de produção de energia a partir de fontes renováveis para 500 gigawatts, conseguindo assim satisfazer 50% das suas necessidades energéticas sem utilizar combustíveis fósseis.

Também em 2030, o país, responsável por 5% das emissões de gases com efeito de estufa, reduzirá em 45% a dependência de carbono da sua atividade económica, indicou Narendra Modi, que anunciou assim a contribuição destas cinco metas como “cinco elixires” para o combate às alterações climáticas.

“A expectativa da Índia é que as nações mais desenvolvidas do mundo disponibilizem 1 bilião de dólares para financiamento do clima o mais rápido possível”, disse Modi. “A justiça exigiria que as nações que não cumpriram seus compromissos climáticos sejam pressionadas.”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Índia promete ser neutra em emissões até 2070. É o terceiro maior poluidor

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião