Dona da Pizza Hut, Burger King e KFC encaixa 40 milhões com emissão de ações

  • Lusa
  • 15 Novembro 2021

A procura total registada no aumento de capital representou cerca de 146% do montante da oferta, avançou a Ibersol.

A procura durante a emissão de ações da Ibersol, no âmbito de um aumento de capital, atingiu os 146%, tendo a empresa cumprido a meta de encaixar 40 milhões de euros, indicou o grupo em comunicado ao mercado.

Na nota, publicada na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa indicou que “no exercício de direitos de subscrição foram objeto de subscrição proporcional 9.843.664 novas ações, representativas de cerca de 98,44% do total de ações a emitir no âmbito da presente oferta, tendo ficado disponíveis para rateio 156.336 novas ações”.

Além disso, indicou a Ibersol, “os pedidos suplementares de novas ações sujeitos a rateio totalizaram 4.725.148 ações, excedendo cerca de 29 vezes a quantidade disponível para o efeito”.

“Deste modo, a procura total registada no presente aumento de capital representou cerca de 146% do montante da oferta”, salientou a empresa, concluindo que “o aumento de capital foi assim totalmente subscrito correspondendo a um encaixe financeiro de 40.000.000 euros”.

A empresa tornou esta segunda-feira públicos “os resultados do aumento de capital social” de 36 milhões de euros para 46 milhões de euros “compreendendo a emissão de 10.000.000 novas ações ordinárias, escriturais e nominativas, com o valor nominal de 1 euro cada (novas ações), com o preço de subscrição unitário de 4 euros, o que inclui um ágio de 3 euros [diferença entre valor nominal e de subscrição] por nova ação, com reserva de preferência dos acionistas, no exercício dos respetivos direitos legais de preferência e a outros investidores que tenham adquirido direitos de subscrição”.

De acordo com o grupo, “a liquidação financeira das novas ações, subscritas pelo exercício dos direitos de subscrição ocorre na presente data, e a liquidação financeira das novas ações atribuídas em rateio deverá ocorrer a 17 de novembro de 2021”.

Por fim, a Ibersol requereu à Euronext “a admissão da totalidade das ações objeto do presente aumento de capital à negociação no Mercado Regulamentado Euronext Lisbon, prevendo-se que a mesma ocorra tão brevemente quanto possível após o registo comercial do aumento de capital, nomeadamente no dia 19 de novembro de 2021 ou em data aproximada”.

O grupo explicou, no mês passado, que resolveu lançar a oferta tendo em conta a deterioração dos seus resultados.

“A Ibersol registou no primeiro semestre de 2021, resultados líquidos no montante de -22,9 milhões de euros, o que deteriorou o património líquido de uma forma substancial”, lê-se no prospeto da oferta.

“Assim, tendo em consideração o atual nível de endividamento e a substancial redução dos capitais próprios do grupo, o encaixe a obter com a oferta visa manter o nível de dívida bancária por si contraída e melhorar a estrutura de capitais“, salientou a empresa, que pretende obter “liquidez, capacidade de financiamento por via da melhoria do seu perfil creditício e os meios necessários para concretizar as suas linhas de orientação estratégica”.

A empresa atua na área alimentar, explorando várias marcas como a KFC, Burger King, Pizza Hut ou Taco Bell.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dona da Pizza Hut, Burger King e KFC encaixa 40 milhões com emissão de ações

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião