Emprego em Portugal cresce acima da média da Zona Euro

A população empregada engordou mais em Portugal do que na média da Zona Euro e da União Europeia, também em cadeia como em termos homólogos.

O número de pessoas empregadas na Zona Euro e na União Europeia cresceu 0,9%, entre julho e setembro, indicam os dados divulgados esta terça-feira pelo Eurostat. Já em Portugal, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), o terceiro trimestre foi sinónimo de uma subida em cadeia de 1,4% da população empregada, acima, portanto, das médias europeias.

“O número de pessoas empregadas aumentou 0,9% tanto na Zona Euro como na União Europeia, no terceiro trimestre de 2021, em comparação com o trimestre precedente. No segundo trimestre de 2021, o emprego tinha crescido 0,7% na Zona Euro e 0,8% na União Europeia”, detalha o Eurostat. Estes dados mostram que o crescimento da população empregada acelerou, na comparação em cadeia, tanto na área da moeda única como no bloco comunitário.

Quanto à comparação homóloga, o emprego subiu 2% na Zona Euro e 2,1% na União Europeia, no terceiro trimestre, variações também superiores às registadas nos três meses anteriores.

O Eurostat não desagrega os dados pelos vários Estados-membros, mas os números já divulgados pelo português Instituto Nacional de Estatística mostram que por cá o crescimento da população empregada foi mais expressivo.

Na nota divulgada recentemente pelo INE, indica-se que, entre julho e setembro, a população empregada foi estimada em 4.878,1 mil pessoas, o que reflete um a subida em cadeia de 1,4% e um acréscimo homólogo de 4,7%. “Por sua vez, a correspondente taxa de emprego situou-se em 56,1% e aumentou 0,8 pontos percentuais”, salientou também o instituto português.

Esta terça-feira, o Eurostat deixa ainda notar que também a economia portuguesa cresceu mais do que a média europeia, no terceiro trimestre do ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Emprego em Portugal cresce acima da média da Zona Euro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião