“MAR StartUp” desafia empreendedores a criarem startup store em forma de quiosque. Candidaturas abertas

Os vencedores terão a oportunidade de abrir um espaço no Mar Shopping Algarve ou no Mar Shopping Matosinhos. As candidaturas terminam a 15 de dezembro.

O Mar Shopping Algarve e o Mar Shopping Matosinhos uniram-se ao CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve e à Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), para lançar o concurso de empreendedorismo “Desafio MAR StartUp”. Os vencedores terão a oportunidade de abrir um espaço num dos centros comerciais. As candidaturas terminam a 15 de dezembro.

“A inovação é importante em qualquer setor e o retalho não é exceção. Fomos um dos primeiros centros comerciais do país a lançar um concurso de empreendedorismo, porque acreditamos haver pessoas muito talentosas, com conceitos inovadores aplicáveis ao comércio e que, muitas vezes, por falta de oportunidade não alcançam a montra que merecem. Dar a conhecer dois conceitos diferentes e que traduzam uma preocupação com a sustentabilidade é uma missão que abraçamos com todo o entusiasmo”, afirma Ana Machado, communication business partner para Portugal, Espanha, Itália, Croácia e Reino Unido na Ingka Centres, empresa que detém os centros comerciais Mar Shopping em Portugal, citada em comunicado.

O “Desafio MAR StartUp” dirige-se a jovens empreendedores portugueses, entre 18 e 40 anos, residentes em Portugal continental e regiões autónomas dos Açores e da Madeira, com empresa própria numa das seguintes áreas: design gráfico, produto, moda, calçado, arquitetura, bijutaria, joalharia, artesanato urbano, ilustração, pintura, fotografia e mobiliário. O concurso de empreendedorismo pretende estimular o desenvolvimento de novos conceitos e novas oportunidades de negócio, de interesse comercial, que possam dar origem a uma startup store, em forma de quiosque.

“O objetivo é potenciar a inovação, a diferenciação e a competitividade dos agentes regionais, valorizando os produtos autóctones. A colaboração com o grupo Ingka Centres visa reforçar esta atuação em rede na região, identificando, apoiando e valorizando novas ideias, novos produtos e novas empresas, capitalizando produtos inovadores em espaços de grande exposição ao público”, refere Hugo Barros, chefe de divisão de empreendedorismo e transferência de tecnologia (UALG CRIA).

Também a ANJE se une à Ingka Centres com único objetivo: promover o empreendedorismo, a a dinâmica empresarial e a criação de conceitos novos e diferenciados, capazes de gerar valor às pessoas, à economia e ao país. “Esta iniciativa, em Matosinhos, enquadra-se também num trabalho que temos vindo a desenvolver no concelho desde há muitos anos – apoiando a criação de negócios, a incubação e o autoemprego. Neste caso, a associação com o Grupo Ingka, que tem o mesmo ADN empreendedor, é uma parceria que promete ter muito sucesso”, considera Pedro Guerreiro, membro do conselho de gestão da ANJE e diretor de Empreendedorismo.

Serão eleitos dois conceitos vencedores, que terão a oportunidade de ter o seu espaço (um em cada centro comercial), sem remuneração associada, por um período de seis meses. O júri, constituído por elementos da Ingka Centres, do CRIA e da ANJE, anunciará os vencedores a 15 de janeiro. Os espaços ser-lhes-ão entregues entre 20 e 31 de janeiro, podendo ser inaugurados no espaço de um mês a contar da data da entrega.

O período de candidaturas já começou, terminando a 15 de dezembro. Os empreendedores candidatos à abertura dos quiosques nestes centros comerciais deverão consultar o site dos centros Mar Shopping, onde encontrarão todas as instruções que são necessárias seguir para submeter os documentos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“MAR StartUp” desafia empreendedores a criarem startup store em forma de quiosque. Candidaturas abertas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião