Clima económico atingiu em outubro níveis pré-pandemia
Depois de um comportamento irregular, o clima económico em Portugal aumentou em outubro, chegando ao nível registado em fevereiro de 2020.
O indicador de clima económico aumentou em outubro, chegando mesmo a atingir níveis registados em fevereiro de 2020, quando a pandemia ainda não tinha chegado em força a Portugal, segundo revelam os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quinta-feira. Na Zona Euro, o indicador de sentimento económico também aumentou em outubro, aproximando-se do valor máximo da série registado em julho.
Já os indicadores quantitativos de síntese da atividade económica e do consumo privado em Portugal “continuaram a desacelerar em setembro de 2021, enquanto o indicador de investimento apresentou taxas de variação homólogas negativas em agosto e setembro”, nota o INE.
No entanto, a evolução do indicador de atividade económica reflete “um efeito base uma vez que abril de 2020 foi o mês de mais fortes restrições à atividade económica, observando-se nos meses seguintes uma reabertura progressiva”, explica o INE.
Por outro lado, os indicadores de curto prazo relativos à atividade económica na perspetiva da produção, disponíveis para setembro “continuam a apontar para elevados crescimentos em termos nominais, enquanto em termos reais observou-se uma diminuição menos intensa na indústria e um abrandamento na construção”, explicita o gabinete de estatísticas.
Na indústria, está em destaque o aumento dos preços. O índice de preços na produção da indústria transformadora registou em outubro o crescimento mais elevado da presente série, com uma taxa de variação homóloga de 11,0%, o que se deve principalmente ao aumento dos preços dos bens energéticos e dos bens intermédios.
Nos principais países fornecedores da economia portuguesa, o índice de preços na produção industrial também disparou, ao registar em setembro um novo máximo (11,6%) e “prolongando a trajetória marcadamente ascendente iniciada em junho de 2020”.
Quanto à inflação, outro dos indicadores analisados pelo INE, é possível verificar que a variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor foi de 1,8% em outubro, o que fica 0,3 pontos percentuais acima daquela observada nos três meses anteriores. Na Zona Euro, o índice harmonizado de preços no consumidor registou, em outubro, subida de 4,1%, “a taxa mais elevada da série”. Mesmo excluindo a energia e os bens alimentares não transformados, a variação foi de 2,1%, a mais elevada desde novembro de 2008.
(Notícia atualizada às 11h45)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Clima económico atingiu em outubro níveis pré-pandemia
{{ noCommentsLabel }}