Direto Transmissibilidade da pandemia está a duplicar a cada 15 dias. Siga aqui reunião no Infarmed

Os peritos em saúde pública e epidemiologia regressam às instalações do Infarmed para fazer um raio-X ao agravamento da situação pandémica e fazer recomendações aos políticos.

Dois meses depois da última reunião no Infarmed em setembro, a qual deu “luz verde” à última fase de desconfinamento, o Governo convocou para esta sexta-feira à tarde um novo ponto de situação sobre a evolução da pandemia, num momento de agravamento dos números em Portugal e na Europa em geral. Em vários países, como é o caso da Áustria e da Alemanha, as restrições já apertaram.

Não está em cima da mesa a declaração do estado de emergência, garantiram o primeiro-ministro e o Presidente da República. Mas há regras que podem voltar, como o uso da máscara na rua quando não é possível o distanciamento (que foi sugerido por Marcelo Rebelo de Sousa), e já se discute o regresso da recomendação do teletrabalho sempre que possível.

O foco deverá estar nas projeções futuras dos especialistas para o número de casos e o respetivo impacto hospitalar nas próximas semanas. O primeiro-ministro já admitiu que a intenção é “procurar agir já para chegar à altura do Natal” com uma situação mais controlada. Consoante as recomendações dos peritos, as medidas a implementar deverão ser decididas na próxima semana no Conselho de Ministros.

Siga aqui em direto:

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Transmissibilidade da pandemia está a duplicar a cada 15 dias. Siga aqui reunião no Infarmed

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião