Chiara Manfletti é a nova chief operations officer da Neuraspace

Na Agência Espacial Europeia a profissional "teve um papel ativo na capacitação e modelagem de futuras atividades espaciais na Europa."

Chiara Manfletti, chief operations officer da Neuraspace.

A Neuraspace anunciou a contratação de Chiara Manfletti para o cargo de chief operations officer (COO). A profissional tem um percurso profissional ligado à Agência Espacial Europeia e, em 2019, foi nomeada presidente da recém-fundada Portugal Space.

“É com um grande orgulho que anunciamos a contratação da Chiara Manfletti para liderar as operações da Neuraspace. Numa altura em que tanto se fala dos desafios ambientais e da sustentabilidade do planeta, a ameaça dos detritos espaciais é real. E, a verdade é que à medida que são lançadas mais mega constelações de satélites em órbita, a probabilidade de colisões no espaço aumenta exponencialmente. A Neuraspace surge para resolver estes problemas de forma eficiente”, diz Nuno Sebastião, investidor da empresa, em comunicado.

Antes de integrar a Neuraspace, Chiara Manflettu foi head of policy do departamento de coordenação de políticas e programas da Agência Espacial Europeia, onde “teve um papel ativo na capacitação e modelagem de futuras atividades espaciais na Europa”, informa nota de imprensa. Adicionalmente, foi, em 2019, nomeada presidente da então recém-fundada agência espacial portuguesa, a Portugal Space.

Do currículo de Chiara Manfletti destaca-se ainda o trabalho desenvolvido para o Centro Aeroespacial Alemão, DLR, como engenheira de pesquisa na área de propulsão de foguetes líquidos, e também na Agência Espacial Europeia, quando em 2016 assumiu as funções de programme advisor do diretor-geral, na sede da agência, em Paris.

A Neuraspace é uma empresa portuguesa que acaba de ser criada em Coimbra e que tem como um dos seus principais objetivos a resolução do problema do lixo espacial e a prevenção de colisões entre satélites, através de tecnologias de inteligência artificial e machine learning.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Chiara Manfletti é a nova chief operations officer da Neuraspace

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião