Austrália e Alemanha investem 82 milhões de euros em projetos de hidrogénio

  • Lusa
  • 23 Novembro 2021

Os dois países lançaram um fundo de 92 milhões de dólares (cerca de 82 milhões de euros) que canalizará investimento para uma série de projetos e pilotos ao longo da cadeia de fornecimento.

A Austrália e a Alemanha vão investir cerca de 92 milhões de dólares (cerca de 82 milhões de euros) em projetos de hidrogénio, anunciou o Governo do país oceânico, que quer tornar-se num dos principais produtores mundiais de combustível até 2030.

Os investimentos serão canalizados através de um novo fundo germano-australiano denominado “Joint Hydrogen Innovation and Technology Incubator”, ou HyGATE, que irá apoiar uma série de projetos, pilotos e de investigação, ao longo da cadeia de fornecimento de hidrogénio.

O Governo australiano contribuiu com cerca de 36 milhões de dólares (32 milhões de euros) para a HyGate, uma iniciativa que começará a funcionar a partir do primeiro trimestre de 2022, enquanto a Alemanha se comprometeu com cerca de 56 milhões de dólares (quase 50 milhões de euros).

“O recente lançamento do primeiro relatório da HySupply, o nosso estudo conjunto australiano-alemão sobre a cadeia de fornecimento de hidrogénio, revelou que existe um grande potencial para o hidrogénio australiano satisfazer a crescente procura na Alemanha”, disse o ministro australiano da Energia, Angus Taylor, em comunicado.

O Governo australiano espera que o fundo acelere o desenvolvimento da indústria de hidrogénio da Austrália — um combustível com emissões nulas tanto para consumo direto como para exportação –, e que contribua para alcançar o objetivo de emissões líquidas neutras em 2050.

As autoridades australianas investiram mais de 867 milhões de dólares (771 milhões de euros) para acelerar a indústria de hidrogénio, dos quais mais de um terço desse montante foi destinado à criação de sete centros industriais de hidrogénio limpo no interior do país.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Austrália e Alemanha investem 82 milhões de euros em projetos de hidrogénio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião