Guarda Nacional poderá ser destacada para combater imigração ilegal. Casa Branca desmente

A Associated Press teve acesso a uma proposta para pôr 100 mil oficiais a Guarda Nacional dos EUA a combater o imigrantes ilegais. Casa Branca nega informações "irresponsáveis".

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estará a considerar pôr 100 mil oficiais da Guarda Nacional norte-americana a combater a imigração ilegal no país. A notícia é da Associated Press, que teve acesso ao rascunho de um memorando de 11 páginas elaborado pelo secretário de Estado da Segurança Nacional, John Kelly.

Com base no documento, a agência explica que a ideia passa por apertar a fiscalização para detetar e deter cidadãos estrangeiros sem documentos. Entre eles, milhões de pessoas que vivem junto da fronteira com o México. Ou seja, “apela a uma militarização sem precedentes das detenções de imigrantes”, escreve a Associated Press.

Apesar destas informações, o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, garante que “não há qualquer esforço para usar a Guarda Nacional na fiscalização de imigrantes não autorizados”, disse à agência, classificando-as de “irresponsáveis”.

O esboço do plano explica em detalhe como a medida, a avançar, será implementada. Além disso, os governadores dos 11 estados abrangidos, que incluem os quatro estados norte-americanos que fazem fronteira com o México, poderão optar por destacar as próprias tropas para o mesmo efeito.

A agência garante que o documento tem circulado internamente no Departamento de Segurança Nacional há já algumas semanas. A medida poderá afetar até metade das mais de 11 milhões de pessoas que se estima estarem a viver ilegalmente nos estados abrangidos: Califórnia, Arizona, Novo México, Texas, Oregon, Nevada, Utah, Colorado, Oklahoma, Arcansas e Luisiana.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Guarda Nacional poderá ser destacada para combater imigração ilegal. Casa Branca desmente

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião