União Europeia gastou 2,3% do PIB em investigação e desenvolvimento em 2020

Em ano de pandemia, foram gastos 311 mil milhões de euros, o equivalente a 2,3% do PIB europeu em I&D. Portugal ficou abaixo da média europeia, com uma despesa equivalente a 1,6% do PIB nacional.

No ano passado, os Estados-membros da União Europeia (UE) gastaram cerca de 311 mil milhões de euros em investigações laboratoriais e tecnológicas, o equivalente a 2,3% do PIB europeu, mostra o Eurostat. Este valor foi inferior ao gasto em 2019, mas representou uma maior percentagem do PIB, e tudo devido à pandemia. Portugal ficou abaixo da UE, com 3,2 mil milhões de euros gastos.

Em 2020, foram gastos 311 mil milhões de euros em recursos dedicados à ciência e à tecnologia em todo o mundo. Foram menos mil milhões de euros do que em 2019, ano em que se gastaram cerca de 312 mil milhões de euros (2,2% do PIB), mas o peso em relação ao PIB foi superior (2,3%). “Este pequeno aumento deve-se a uma diminuição do PIB, em resultado da pandemia”, diz o Eurostat.

Investimento feito na ciência e tecnologia nos Estados-membros da UE em 2020 (% do PIB).Eurostat

O gabinete de estatísticas europeu refere ainda que, em 2010, a despesa com estas investigações era de apenas 2% do PIB europeu. Ou seja, os recursos investidos nestes dois tópicos têm vindo a aumentar.

O setor empresarial continua a ser aquele onde a despesa é maior, representando 66% do total investido em 2020. Atrás aparece o ensino superior (22%), o setor governamental (12%) e o setor privado sem fins lucrativos (1%).

Numa análise por países, são sete aqueles onde o peso da despesa no PIB supera a média europeia. No topo está a Bélgica com 15,8 mil milhões de euros (3,52% do PIB), à frente da Suécia (16,7 mil milhões de euros, 3,51% do PIB) e Áustria (12,1 mil milhões de euros, 3,22% do PIB). Na outra ponta da tabela estão a Roménia (1,03 mil milhões de euros, 0,47% do PIB) e Malta (85,5 milhões de euros, 0,66% do PIB).

Portugal surge praticamente a meio da tabela, com uma despesa de 3,2 mil milhões de euros, equivalente a 1,58% do PIB.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

União Europeia gastou 2,3% do PIB em investigação e desenvolvimento em 2020

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião