Microsoft já capacitou mais de 282 mil pessoas. É quase o triplo do previsto no Memorando de Entendimento com o Governo

A tecnológica faz um balanço positivo dos resultados já alcançados para reforçar a estratégia de transição digital do país, nos setores público e privado, e acelerar a recuperação económica.

A Microsoft já dotou mais de 282 mil pessoas com mais competências digitais, quase o triplo do previsto no memorando de entendimento com o Governo no âmbito da estratégia de transição digital do país, nos setores público e privado. O objetivo inicial era capacitar 100 mil portugueses até ao final de 2022.

“Num contexto desafiante, os resultados alcançados no primeiro ano de Memorando são muito encorajadores e refletem o compromisso do nosso país com o futuro. Queremos continuar a apoiar a formação, a inovação e a adoção tecnológica, nesta jornada de capacitação digital para que, todos juntos, sejamos agentes de mudança e de recuperação económica. Estamos orgulhosos do que atingimos no primeiro ano, mas queremos, sem dúvida, superar os objetivos e continuaremos a trabalhar para alcançar mais e melhores resultados”, diz Paula Panarra, diretora-geral da Microsoft Portugal, citada em comunicado.

Pessoas Awards 2020
Paula Panarra, diretora-geral Microsoft PortugalHugo Amaral/ECO

“Em tempos atípicos, marcados pelo contexto pandémico, em que o digital ganhou uma importância crítica para as pessoas, empresas e setor público, é importante olhar para a transição digital do nosso país como um desígnio de todos”, afirma o secretário de Estado para a Transição Digital, André de Aragão Azevedo. E acrescenta: “O balanço que se faz agora espelha o seu compromisso [da Microsoft] com esta criação de um Portugal competitivo, que aposta na inovação e capacitado para o futuro. Um Portugal digital.”

Pessoas

As iniciativas previstas no Memorando de Entendimento dividem-se em três pilares estratégicos: pessoas, empresas e Estado digital. No âmbito do primeiro pilar — as pessoas — destacam-se os resultados da “Global Skills Initiative”, uma iniciativa que levou a Microsoft a capacitar já mais de 282 mil pessoas em Portugal, superando o objetivo inicial de capacitar 100 mil portugueses até ao final de 2022.

“A iniciativa prevê o desenvolvimento de competências necessárias para responder aos desafios do atual mercado de trabalho e contexto pós-pandemia e disponibiliza o acesso gratuito a cursos em português, com base em conteúdos da Microsoft, LinkedIn e GitHub. Através da Jornada de Transformação da Educação e no âmbito da renovação da parceria com o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), a Microsoft disponibilizou a solução de produtividade e colaboração Microsoft Office Online a 771.000 alunos portugueses e certificou, até ao momento, mais de 12 mil professores“, lê-se em comunicado.

Empresas

Já no âmbito do pilar dedicado às empresas, a Microsoft contratou mais de 300 pessoas, apostando em dar continuidade ao plano de crescimento de recursos humanos altamente qualificados em Portugal, no espaço de um ano. E ainda tem 200 vagas por preencher.

Já o programa “Portugal Startup em Startup”, lançado no final de setembro de 2021 com o objetivo de promover a descentralização e o empreendedorismo no interior do país e regiões autónomas, conta já com 19 startups. “Nesta área, registou-se ainda um crescimento de 233% no investimento realizado através de serviços cloud no programa ‘Microsoft for Startups’, totalizando já 1.535.000 euros.”

Através da rede de parceiros Microsoft foram também certificados mais de 2.782 profissionais, nas áreas de Azure, Business Apps e Modern Work.

Estado digital

A tecnológica superou também o compromisso inicial de disponibilizar 20 conteúdos formativos de base tecnológica para funcionários públicos até final de 2022 e realizou já 36 webinars no primeiro ano da parceria estabelecida. “O consórcio ‘Internet Segura’ impactou ainda 122.277 alunos, 1.252 escolas e 399 voluntários (colaboradores da Microsoft) envolvidos no programa.”

A parceria entre a Microsoft e o Governo português visa disponibilizar recursos para a transformação digital, sendo os objetivos principais os de capacitar os portugueses com competências digitais, promover e desenvolver as competências tecnológicas na nova geração, apoiar e acompanhar a transformação digital junto das empresas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Microsoft já capacitou mais de 282 mil pessoas. É quase o triplo do previsto no Memorando de Entendimento com o Governo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião