Gita Gopinath sobe a número dois do FMI

A primeira mulher a ser economista-chefe do Fundo Monetário Internacional vai subir ao segundo cargo com mais autoridade dentro da instituição.

A economista-chefe do Fundo Monetário Internacional, Gita Gopinath, vai subir o número 2 na hierarquia da instituição. A responsável irá assim substituir Geoffrey Okamoto, naquele que é um passo inesperado já que Gopinath estava a planear o regresso à academia.

Gita Gopinath foi a primeira mulher nomeada para economista-chefe do FMI e, em outubro, sinalizou que deveria voltar para a Universidade de Harvard em janeiro. No entanto, estes planos vão mudar.

“Tenho a honra de me tornar primeira vice-diretora do FMI”, escreveu, no Twitter. “Com a pandemia, o trabalho do Fundo nunca foi tão importante”, acrescentou Gopinath.

A ainda economista-chefe vai assumir o novo cargo a 21 de janeiro. “É a pessoa certa na hora certa. Valorizo ​​muito seu bom senso, bom conselho e apoio inabalável”, sublinhou Kristalina Georgieva, a diretora do FMI, em comunicado. A instituição salienta que está a ser feito “algum realinhamento nas funções e responsabilidades da equipa de gestão sénior”.

Esta mudança surge depois de Georgieva ter sido acusada de manipular dados para beneficiar a China quando estava no comando do Banco Mundial. A responsável negou as acusações e o conselho executivo do FMI optou por mantê-la no cargo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gita Gopinath sobe a número dois do FMI

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião